Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Lançamento: 3ª edição da Revista Jurídica consolida trabalho científico da Esjud

Objetivo é incentivar profissionais da Justiça, colaboradores e comunidade jurídica à reflexão sobre a sociedade, ao aprimoramento jurídico e à elaboração do saber científico.

Com mais de 230 páginas de informações úteis e relevantes, a nova publicação da Revista Jurídica da Escola do Poder Judiciário (Esjud) foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (26). Com abordagem interdisciplinar, temática plural e contribuição de articulistas do Acre e de outros estados do Brasil, a Edição nº 3 do periódico consolida o horizonte científico do Órgão de Ensino.

A revista é fruto de um trabalho implementado neste Biênio 2021-2023, cuja edição inaugural foi lançada em novembro de 2021. É destinada à conexão de saberes e também visa fomentar na Magistratura do Acre o debate teórico-prático do Direito.

“Aos poucos e cada vez mais a publicação tem atraído olhares de quem acredita nos caminhos e possibilidades descortinados pelos saberes, inclusive para refletir e propor a análise de fenômenos sociais. Teoria e prática acabam convergindo para a compreensão da vida e abrem janelas para o bem comum. Assim, a educação e a ciência são vetores de transformação de uma sociedade”, assinalou a desembargadora-diretora Regina Ferrari, na Saudação do periódico.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, destacou que a revista “permitirá ao leitor ampliar a sua reflexão acerca do cenário que vivenciamos no campo político, jurídico, social, ambiental e econômico”.  A magistrada também assinalou que a publicação contribui para disseminação de conteúdos de relevada importância, produzidos com “absoluta” responsabilidade por seus autores. “Dedicaram-se de forma louvável no compartilhamento de suas experiências jurídicas e sociais”, concluiu.

Como ler

Para ler a íntegra do periódico, basta acessar o banner disponível no Portal da Esjud ou clicar aqui. São quatro artigos científicos, entre trabalhos inéditos de autores (locais e nacionais) e mais seis de articulistas convidados, sobre diversos temas do universo jurídico. Exemplo disso “Sustentabilidade como vetor axiológico para as relações jurídicas transnacionais”, de Maria Cláudia de Souza e Josemar Soares; “A penumbra fática nas declarações e depoimentos: algumas técnicas para inquirição e valoração dos fatos algumas técnicas para inquirição e valoração dos fatos”, do professor Tiago Gagliano; “Lições e desafios da pandemia de covid-19 para a proteção de dados pessoais”, Carlos Affonso, Janaina Costa e João Carneiro. Além de uma inédita pesquisa do Núcleo de Pesquisas Jurídicas (Nupej), assinada por Regina Ferrari, Bono Luy, Jhenyfler Andrade e um artigo especial da desembargadora Eva Evangelista, decana da Corte de Justiça Acreana.

Objetivo e importância

A Revista Jurídica da Escola do Poder Judiciário do Acre é uma publicação gratuita, semestral, cujo propósito é incentivar a elaboração do saber científico, empírico e pragmático dos profissionais da Justiça, colaboradores e comunidade jurídica. O periódico também tem o intuito de fomentar a produção científica de magistrados, servidores do Poder Judiciário e comunidade jurídica.

A revista está disponível em formato digital (PDF), no site da Esjud, no endereço https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação utiliza o sistema eletrônico de editoração de revistas, por meio da plataforma eletrônica Open Journal Systems (OJS), de maneira a ser editado e publicado 100% online. A medida contribui com a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental. Trata-se de informação de qualidade que transcende quaisquer barreiras geográficas.

Contato e submissão

Em breve, a Direção da Escola publicará novo edital para nova seleção de textos. Como funciona no modo de fluxo contínuo, os interessados podem submeter os seus artigos a qualquer momento diretamente no Portal de Periódicos da Escola: https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação do material seguirá as regras previstas nos editais de submissão.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo