Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário do Acre lança mais uma edição Revista Jurídica

Publicação tem o objetivo de conectar saberes e fomentar na Magistratura do Acre o debate teórico-prático do Direito.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) apresentou oficialmente nesta quinta-feira (16) mais uma edição de sua Revista Jurídica. A publicação científica é fruto da continuidade de um trabalho implementado neste Biênio 2021-2023, cuja edição inaugural foi lançada em novembro deste ano.

Para ler a íntegra do periódico, basta acessar o banner disponível no Portal da Esjud ou clicar aqui. São 9 artigos científicos, entre trabalhos inéditos de autores (locais e nacionais) e de articulistas convidados, sobre diversos temas do universo jurídico. A relação entre abastecimento de água e o direito à moradia, a adoção e a proteção integral da criança e do adolescente, a magistratura criminal como última fronteira da cidadania, direito a uma morte digna, Direito do Consumidor, Direito Constitucional das minorias parlamentares, etc.

“Sob a liderança da desembargadora Regina Ferrari estava clara a determinação do grupo em consolidar o projeto de criação da revista”, frisou o professor doutor Orides Mezzaroba, coordenador científico do periódico.

Também presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), o educador e pesquisador destacou que, a partir de agora, a Escola possui um instrumento de divulgação de estudos e pesquisas. “Ganha o Poder Judiciário do Acre, ganha todo o sistema judicial brasileiro. Parabéns a toda equipe editorial da Revista”, completou.

Diretora do Órgão de Ensino, a desembargadora Regina Ferrari assinalou a relevância desta nova edição. “A Revista Jurídica da Esjud alcança a partir de então um verdadeiro salto qualitativo, que pode ser observado pelo considerável número de submissões de artigos, pela equipe de pareceristas multidisciplinar, técnica e competente, e por uma proposta editorial objetiva, leve e intuitiva. Além disso, a obtenção do registro ISSN e a qualidade das discussões que poderão ser refletidas nas próximas páginas”, disse.

A Revista

A publicação tem o objetivo de incentivar a elaboração do saber científico, empírico e pragmático dos profissionais da Justiça, dos colaboradores e da comunidade jurídica. A publicação é destinada à conexão de saberes e também visa fomentar na Magistratura do Acre o debate teórico-prático do Direito.

Proposta e importância

Além de ser mecanismo de difusão de conhecimentos e da produção intelectual de magistrado(a)s, servidore(a)s do Poder Judiciário do Acre e operadores do Direito, o periódico favorece a documentação e atende o necessário viés memorialístico das atividades acadêmica e científica do corpo funcional do Judiciário Estadual.

Formato e linha editorial

A revista está disponível em formato digital (PDF), no site da Esjud, no endereço https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação utiliza o sistema eletrônico de editoração de revistas, por meio da plataforma eletrônica Open Journal Systems (OJS), de maneira a ser editado e publicado 100% online. A medida contribui com a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental. Trata-se de informação de qualidade que transcende quaisquer barreiras geográficas.

A linha editorial é interdisciplinar, com temáticas o mais variadas possível e reflexões contemporâneas. A Revista Jurídica da Esjud nasce democrática, inclusiva, aberta ao diálogo, empática e humanista.

Contato e submissão

Como funciona no modo de fluxo contínuo, os interessados podem submeter os seus artigos a qualquer momento diretamente no Portal de Periódicos da Escola: https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação do material seguirá as regras previstas nos editais de submissão.

Correspondências aos editores, sugestões, dúvidas e outras informações devem ser enviadas pelo e-mail revistaesjud@gmail.com.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo