Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Programa Saber sem Fronteiras chega às Comarcas de Senador Guiomard e Capixaba

Iniciativa tem alcançado as Comarcas do Estado, levando capacitações, conhecimento e as melhores atividades educacionais.

Idealizado pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), o Programa Saber sem Fronteiras chegou às Comarcas de Senador Guiomard e Capixaba. O objetivo da ação inédita é levar capacitações, conhecimento e as melhores atividades educacionais a todo o Estado.

Com módulos presenciais e em EaD, a iniciativa tem o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça (Coger), sendo promovida na terça-feira (30), nessa quarta-feira (31) e quinta-feira (1º de junho). Os desembargadores Elcio Mendes, diretor do Órgão de Ensino, e Samoel Evangelista, à frente da Coger, estiveram na Comarca para o lançamento. Assim como os gerentes da Escola, Breno Nascimento (Planejamento), Thaumaturgo Neto (Administração do Ensino), e Graiciane Bonfim (Avaliação), Julio Gomes, que também atua na Escola, além servidoras e servidores locais.

Senador Guiomard – abertura

“É uma oportunidade ímpar manter contato com esta parte da família do Judiciário. Estamos aqui não apenas para fazer a correição, apontar possíveis falhas, mas colher sugestões e, juntos, podermos adotar políticas que melhorem a prestação jurisdicional”, declarou o Samoel Evangelista.

O desembargador também enalteceu o Programa Saber sem Fronteiras, considerando-o uma “verdadeira inovação” no âmbito da Justiça Nacional.

Elcio Mendes assinalou que o corregedor-geral “tem visão de futuro”, pois sempre despontou em diversas frentes, como na área de tecnologia, participando diretamente da modernização do Judiciário Acreano, quando presidiu a instituição.

“Viemos aqui com uma manifestar todo apoio, colaboração. Também para falar sobre saúde, bem-estar, da família, adoção, violência doméstica, etc. Vocês têm papel fundamental, para alcançarmos os melhores resultados”, completou.

Juiz de Direito titular da Vara Criminal de Senador Guiomard, Romário Divino declarou que as palavras são de agradecimento. “Percebe-se que é de vanguarda, o Acre sai na frente, com grande capacidade de implementação”, concluiu.

Os conteúdos

A formação teve a participação do servidor Julio Gomes e da psicóloga Josy Costa. O profissional abordou as principais ferramentas relativas às rotinas, como o Corporativo (Sistema de Controle de Acesso), o BNMP e a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). Conforme o servidor, a agenda não é necessária apenas para fins de cumprimento de normas e regulamentações do TJAC ou mesmo do CNJ, mas os sistemas têm de fazer parte das estratégias de gestão e jurisdição, para fins de atualização e celeridade no andamento processual. Após sua explanação, o formador ouviu as(os) servidoras(es) e sanou diversas dúvidas atinentes à correta utilização dos sistemas e ferramentas.

“A participação foi bastante interativa, e minha avaliação é positiva. Passei a mensagem relacionada aos cuidados com a saúde mental, de uma forma que compreendessem o quanto o tema é importante para uma qualidade de vida melhor, além dos impactos na rotina do trabalho. Pudemos ainda chamar a atenção sobre concentração, produtividade e desempenho”, analisou a psicóloga, que atua na Gerência de Qualidade de Vida.

Capixaba – abertura

Nesta quarta-feira (31) foi a vez da Comarca de Capixaba receber a novidade educacional. O desembargador Elcio Mendes fez questão de prestigiar o evento, assim como o desembargador Samoel Evangelista.

“Trazemos aqui uma mensagem de acolhimento e valorização para todos vocês. Mas também de atenção e cuidado com as práticas do dia a dia, para que possamos prestar um bom serviço à sociedade. Fazer com os outros como gostaríamos que fizessem conosco; e isso vai desde o fornecimento de uma informação, esclarecimento de dúvidas, atendimento à população, e cumprimento eficiente das atividades laborais”, apontou.

“O Saber sem Fronteiras” aproxima a Esjud dos profissionais da Justiça, conhecendo a sua realidade, identificando necessidades e propiciando capacitações essenciais para a evolução de suas atividades diárias.

“Esta iniciativa precisa ser espalhada para outros estados do Brasil, uma vez que favorece a qualidade e a efetividade”, ressaltou Samoel Evangelista.

Juiz de Direito substituto, recém-chegado ao Acre, Bruno Perrota considerou-se feliz pelo fato de a Escola estar presente na Comarca. “Dessa forma, podemos perceber os erros e vislumbrar as soluções, algo que eu sentia falta em minha função anterior, na Polícia Rodoviária”, afirmou.

As temáticas

Os trabalhos tiveram a participação das servidoras Ana Cunha e Val Amorim, que versaram a respeito da Acessibilidade e Sustentabilidade, respectivamente.

“A sociedade precisa ser uma rede de apoio. E o Tribunal de Justiça do Acre faz parte dessa rede.  É preciso incluir todas as pessoas. Sair da caridade, como na frase ‘eu cuido da pessoa com deficiência’, não é isso. Mas sim ser apoio para desenvolver a autonomia”, explicou Ana Cunha, gerente de Acervos do Tribunal.

Além dos conteúdos presenciais, são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola videoaulas gravadas especificamente para o “Sem Fronteiras”. São 20 horas de formação, que valorizam as(os) serventuárias(os) da Justiça e, ainda, serão validadas para a Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) e requerimento do adicional de capacitação.   

“O programa tem levado a discussão de temas extremamente importantes não só para o Poder Judiciário, mas também para a comunidade local. A ação tem sido inovadora e projeta a instituição para uma realidade à frente de seu tempo. Parabenizo o desembargador Elcio Mendes pela iniciativa”, declarou Val Amorim.

As profissionais também estiveram em Senador Guiomard nesta quinta-feira (1º). Já o fisioterapeuta Rafahel Muniz abordou em Capixaba questões relativas ao cuidado com a mente e o corpo, incluindo a postura, além de propor uma sessão de ginástica laboral.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo