Intuito é aperfeiçoar e elevar a competência e qualificação dos participantes para atuarem como líderes eficazes, motivados e motivadores de suas equipes.
Em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Escola do Poder Judiciário (Esjud) trabalha na implementação do Programa de Desenvolvimento de Líderes. O curso “Delegando, dialogando, decidindo e planejando sem medo” faz parte da iniciativa, e será promovido na segunda-feira (11). O intuito é aperfeiçoar e elevar a competência e qualificação dos participantes para atuarem como líderes eficazes, motivados e motivadores de suas equipes.
A atividade será realizada na sala de aula 3 da Escola por meio de conceitos, métodos e práticas eficazes e inovadoras de gestão. Participam profissionais do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), da Controladoria Regional da União no Estado do Acre, e do Instituto Federal do Acre (Ifac).
O treinamento será ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da CGU em Brasília, Wallace Sousa.
A importância do curso
O serviço público, de modo geral, caminha em certo descompasso com a gestão privada, tanto que há uma distinção clara entre a “Administração Pública” e a “Administração Privada”.
Em que pese essa distinção não poder ser encarada, a priori, como desvantagem de uma em relação à outra, mas de um reconhecimento das diferenças entre ambas sob vários aspectos, a saber: natureza de ambas, forma de gestão e custeio, objetivos, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades de cada uma.
Todavia, essas diferenças e notória separação entre ambas não deve ser motivo para que os pontos positivos e avanços de uma não possam ser utilizados pela outra ao se buscar melhorias na gestão e as práticas, de modo que seja possível atingir melhores resultados com o mesmo custo e/ou atingir os mesmos resultados com orçamento inferior.
Nesse sentido, sugere-se investir na qualificação dos ocupantes das chefias trazendo-lhes práticas conceituadas e comprovadas na prática há muito, e aperfeiçoadas com o decorrer do tempo de uso.
O objetivo
O treinamento vem contribuir para trazer ao conhecimento dos servidores conceitos, ferramentas, métodos e práticas disponíveis no mercado que possibilitarão às instituições aprimorar seus níveis de gestão atual, elevar o nível de seus gestores e buscar a excelência de sua gestão administrativa podendo tornar-se uma ilha de excelência na própria Administração Pública e ponto focal para outros órgãos.
Conteúdo programático
Planejamento: nível de conhecimento. Planejar: o que é, por quê, como e quando fazer. Conceitos básicos sobre planejamento. Propósito do planejamento. Preciso ter certeza que meu plano vai dar certo?
Dialogando: o que é, por quê e como e quando fazer. Conceitos básicos sobre feedback. Comunicação. Feedback como oportunidade.
Delegação: Conceitos básicos e diferenças. Delegar: o que é, por quê, como e quando. Por que alguns chefes não gostam de delegar? Qual o segredo do sucesso em delegar e obter resultados?
Decidindo: aspectos envolvidos. Como, quando e por quê fazer. Questões relevantes na tomada de decisão.