Atividade proporciona capacitação profissional e acadêmica a magistrados e servidores para atuação no Órgão de Ensino.
“Foi uma oportunidade ímpar para aprendizado, troca de experiências e construção de conhecimento. A partir dos conteúdos e práticas das metodologias ativas, podemos fazer mais e melhor face às exigências contemporâneas e as práticas pedagógicas assimiladas. Excelente!”. A frase do servidor Hélio Carvalho, titular da Gerência de Bens e Materiais do Tribunal de Justiça do Acre, ilustra a relevância do Curso “Planejamento de Ensino e Metodologia de Desenvolvimento por Competências” (Módulo I). Promovido pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a atividade ocorreu neste mês de outubro (entre os dias 7 e 25).
Participaram da Formação de Formadores (FOFO), como é mais conhecida, desembargadores, juízes e servidores do Judiciário Acreano. A atividade foi estruturada em duas etapas, a primeira em EaD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a segunda presencial, na própria Escola.
“Estamos muito felizes por termos conseguido avançar na consecução deste curso, após muito esforço de vários setores envolvidos e o cumprimento de diversas etapas para chegarmos até aqui, como planejamento, elaboração, credenciamento junto à Enfam, logística, contratação de docente, etc.”, explicou o desembargador Roberto Barros.
Ao aproveitar a oportunidade para anunciar que foram estabelecias as tratativas necessárias para execução dos módulos II e III do FOFO, o diretor da Esjud assinalou o duplo propósito da agenda.
“Ao mesmo tempo em que valorizamos o nosso corpo funcional, fortalecemos as nossas ações educacionais, pois teremos em breve aqui profissionais capacitados para conduzir cursos em muitas áreas do saber, sem precisar recorrer a outros órgãos e pessoas de fora do Acre”, disse.
Dessa forma, o próprio Tribunal é favorecido com um maior número de magistrados e servidores aptos a descortinar um novo horizonte de conhecimento, competências, habilidades e atitudes individuais e coletivas, os quais concorrem diretamente à melhoria dos serviços públicos oferecidos à sociedade.
O curso foi conduzido pelo professor Francisco Raimundo, doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Também é diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada da Universidade Federal do Acre (UFAC). A agenda teve ainda a colaboração da pedagoga Ivanete Cordeiro (como codocente), gerente de Avaliação do Ensino da Escola e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Ufac.