Evento abordou tema dos mais relevantes na atualidade, com as implicações do contexto pandêmico para as relações pessoais, de trabalho e de produção.
Magistradas(os) e servidoras(es) do Judiciário Acreano, bem como acadêmicos da Fameta e da Universe participaram nessa terça-feira (26) do Webinário “Proatividade em Tempos de Pandemia”. A atividade foi conduzida pela desembargadora Regina Ferrari, diretora da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), com mediação da juíza de Direito Adamarcia Machado. A facilitadora foi a professora Ana Cristina, juíza federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O evento abordou tema dos mais relevantes na atualidade, porque traz as implicações de um contexto pandêmico, o qual afeta diretamente as relações pessoais, de trabalho e de produção.
“A Covid-19 tomou de assalto a população mundial, suprimindo-lhe o que tem valor inestimável: a saúde e o bem-estar. Mais do que isso, afetou nossa tranquilidade, a rotina de trabalho e até a liberdade de ir e vir. Sem falar em milhões de vidas perdidas. Porém, a pandemia nos traz algumas lições fundamentais: primeiro, a relevância da ciência; segundo, que nunca devemos perder a esperança, principalmente esperança na nossa capacidade de transformação, de superação. E terceiro: que devemos valorizar o nosso semelhante, cultivando a empatia e renovando os laços de fraternidade”, refletiu a desembargadora Regina Ferrari.
A facilitadora Ana Cristina destacou que ser proativo não é apenas se antecipar a circunstâncias, tomar a iniciativa ou resolver problemas. “Tem mais a ver com a responsabilidade com o outro, com a empatia, com a capacidade de fazer a diferença não apenas no trabalho, mas nas relações sociais e pessoais”, explicou ela. Também elucidou as diferenças entre ser reativo e proativo, de modo que o segundo modelo de comportamento é o que deve ser adotado, tanto do ponto de vista das relações de trabalho, quanto familiares e de amizade.
A juíza federal também apontou quatro maneiras por meio das quais as pessoas podem ser mais produtivas: identificar as áreas que precisam de mudanças, priorizar tarefas, construir habilidades pessoais e saber lidar com as emoções.