Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud outorga Medalha Jorge Araken a ex-diretores do Órgão e membros do TJAC

Solenidade foi prestigiada por magistradas(os) e servidoras(es), autoridades e representantes de diversas instituições do Estado

O auditório da Escola do Poder Judiciário do Acre não é dos menores. Apesar disso, tornou-se pequeno para o número de pessoas que testemunharam no local a outorga da Medalha Jorge Araken Faria da Silva, concedida a ex-diretores do Órgão de Ensino e membros do Tribunal de Justiça Acreano (TJAC).

A homenagem encontrou guarida nos acordes da Banda da Polícia Militar do Estado, com o Hino Acreano, músicas instrumentais e a voz quase etérea do cabo José Dourado, com eclético repertório. 

A comenda foi instituída ano passado por meio da Portaria nº 2558/2022, com o objetivo de condecorar e agraciar personalidades jurídicas, bem como de outras áreas do conhecimento científico, além de magistradas(os) e servidoras(es) ativas(os) e inativas(os) pelos relevantes serviços prestados à Escola.

O evento foi prestigiado por autoridades de diversas instituições, incluindo as desembargadoras Waldirene Cordeiro e Regina Ferrari, presidente do TJAC e diretora da Esjud, respectivamente. O procurador-geral adjunto Celso Jerônimo representou o Ministério Público Estadual, Juliana Marques, a Defensoria Pública do Estado. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Gilberto Matos e o presidente da OAB-Seccional Acre, Rodrigo Aiache, também compuseram o dispositivo de honra.

A homenagem

Receberam a medalha os desembargadores Waldirene Cordeiro, Roberto Barros e Elcio Mendes, membros da Administração do Tribunal. E os desembargadores Eva Evangelista, Miracele Borges, Jersey Pacheco (por representação), Francisco Djalma e Samoel Evangelista, que ocuparam o cargo de Direção.

“Nesta manhã de clima ameno, meu coração está aquecido pela oportunidade de homenagear pessoas tão dignas, tão merecedoras deste laurel. Que se sintam iluminadas com o desejo alegre deste reconhecimento singelo, mas autêntico. O escritor francês Marcel Proust já ensinava que devemos ser gratos às pessoas que nos proporcionam a felicidade; são elas os adoráveis jardineiros que nos fazem florir a alma. Agradecer, portanto, é irradiar de luz!”, declarou a desembargadora Regina Ferrari.

A diretora da Escola defendeu a formação e capacitação como instrumentos para que “se ofereça aos cidadãos atendimento de qualidade e prestação de serviços efetivos e ágeis”. A magistrada elencou várias conquistas de sua administração, a exemplo das inéditas Pós-Graduação e Revista Jurídica, Núcleo de Pesquisas Jurídicas (Nupej), o Núcleo de Estudos Jurídicos Avançados (Naej), e programas diversos, como o de Direitos Humanos, Melhor de Mim, Gestão e Governança, Infância Literária, etc.

Jorge Araken

Um dos fundadores do TJAC, o desembargador Jorge Araken faleceu em 2020. Porém, terá a memória e o legado perpetuados com a valorização de personalidades que contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário Estadual. Foi também mestre em Direito, professor, advogado, escritor, filólogo, catedrático e pesquisador. Dessa forma, seguirá inspirando novas gerações sobre ética, lealdade, dignidade, eternizado com Patrono dos Estudos Jurídicos.

Homenageadas(os) e discursos

Cada uma das pessoas agraciadas recebeu a Medalha Jorge Araken e o diploma respectivo e falou brevemente sobre a relevância da iniciativa.

“Extremadamente agradecida, não só pela comenda, mas por ter diante de mim duas verdadeiras mestras, que são as desembargadoras Eva e Miracele. Temos de buscar o saber todos os dias, em todas as áreas, para aprendermos a fazer e mais e melhor. Parabenizo a desembargadora Regina, pois o que não faltou na Escola foram cursos, praticamente manhã, tarde e noite”, destacou a desembargadora Waldirene Cordeiro.

“Faço questão de dividir esta condecoração com minha esposa Norma, sempre presente, e toda a equipe da Corregedoria, que não mediu esforços na obtenção dos melhores resultados. O trabalho dignifica o homem e me sinto honrado e grato por este reconhecimento”, assinalou o desembargador Elcio Mendes.

 “Estou bastante emocionada com esta distinção, marcada pelo encontro de pessoas tão especiais, pela conexão, essa é a palavra. A verdade é que as gerações passam, tudo nesta vida passa. Mas a boa semente lançada em terra fértil, produzirá a boa, a melhor semente. E isso pode ser visto aqui hoje”, ressaltou a desembargadora Eva Evangelista.

“Muito obrigada, de todo coração. Como eu sempre disse, casei com o Poder Judiciário. E hoje posso afirmar, casei com todos vocês”, disse Miracele Borges.

“É uma honra muito grande receber esta homenagem, que leva o nome de um verdadeiro expoente da nossa Justiça. Momento de rara felicidade, coroado com o êxito desta Administração da Escola”, pontuou o desembargador Francisco Djalma.

A advogada Isabelle Lavocat, recebeu a medalha em nome do pai (desembargador Jersey Pacheco). “Só tenho que agradecer porque este ato demonstra a efetiva contribuição dele para o setor”, frisou.

“Deus sempre tem sido muito generoso comigo. Hoje recebo este emblema que traz alguém tão especial, que foi o meu professor, desembargador Jorge Araken. Ao mesmo tempo, o privilégio de compartilhar o momento com as desembargadoras Eva e Miracele, de igual modo duas professoras que tive na Ufac, mais tarde colegas neste sodalício”, considerou Samoel Evangelista, ao elogiar a Direção do Órgão de Ensino.

“Honraria enorme. Sempre dei muito valor à educação e, quando estive à frente da Esjud, procurei retribuir um pouco do muito que já fizeram por mim, inclusive neste Tribunal”, explicou o desembargador Roberto Barros.

Ao final dos discursos, em caráter excepcional, o presidente da OAB, Rodrigo Aiache, dirigiu palavras elogiosas tanto à desembargadora Waldirene Cordeiro (presidente atual), quanto à desembargadora Regina Ferrari (presidente eleita), por seus feitos enquanto mães e gestoras públicas.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo