Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Direção da Esjud participa do 55º Encontro do Copedem em Salvador (BA)

Encontro debate desafios da formação acadêmico-profissional de magistradas(os), servidoras(es) e impacto das mudanças da transformação digital no processo educacional.

A Direção da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) participa em Salvador (BA) da 55ª Edição do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). O encontro reúne na quinta-feira (30) e sexta-feira (31) magistradas(os) diretoras(es) de Escolas de Magistratura de todo o País, com a temática “O papel das escolas híbridas na transformação digital do Poder Judiciário”.

O desembargador Elcio Mendes, diretor, e o juiz de Direito Lois Arruda, coordenador pedagógico do Órgão de Ensino, integram a agenda institucional, cuja programação interdisciplinar engloba painéis como “Justiça 4.0”, “Gestão das Escolas Judiciais”, “Desafios do Ensino Superior”, “Excelência do Saber Jurídico”; “Descentralização das escolas judiciais e a atenção a realidades locais” e os “Modelos de funcionamento de escola híbrida: case escola do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios”. 

Veja aqui a programação na íntegra.

“O encontro assume relevância significativa, uma vez que debate os desafios da formação acadêmico-profissional de magistradas(os) e servidoras(es), bem como o impacto das mudanças advindas com a transformação digital no processo educacional. Sonhamos e estamos trabalhando para construir uma escola que seja ao mesmo tempo acolhedora e moderna, que valorize as pessoas e as capacite para aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos cidadãos”, ressaltou o desembargador-diretor Elcio Mendes a respeito da atividade.

Abertura

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem, acompanhado do desembargador Mário Albiani Júnior, diretor geral da Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp), do diretor-geral da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), juiz Marcelo Lagrota, e do desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

“Precisamos tratar o tema contemporâneo dos limites que devemos ter ao uso das tecnologias digitais, principalmente nas relações e inter-relações, tendo em vista que lidamos com ciclos de transformações imprevisíveis e desconhecidos”, apontou o desembargador Marco Villas Boas acerca das implicações dos avanços tecnológicos diante o novo paradigma da prestação jurisdicional no Brasil.

Para Lois Arruda, as escolas judiciais têm um papel “fundamental na transformação digital do Poder Judiciário”. O magistrado assinalou de que forma é possível promover ações efetivas de capacitação e aperfeiçoamento. “Quanto ao modo híbrido, trata-se da combinação de técnicas pedagógicas de cursos presenciais e remotos (a distância), os quais devem garantir qualidade substancial em suas ações formativas e, assim, tornar-se seguro, sólido e útil à qualidade da jurisdição. Esse é o caminho de transformação digital que a sociedade atravessa, inclusive e, especialmente, o Poder Judiciário”, esclareceu.

Medalhas

A desembargadora Eva Evangelista foi homenageada com a medalha Mérito Acadêmico Des. Antonio Rulli Junior, uma das comendas mais importantes do Brasil no domínio das escolas judiciais.  Na ocasião, a honraria também foi entregue ao desembargador Mário Albiani Júnior e ao juiz Rosalvo da Silva.

Decana da Corte, Eva Evangelista possui carreira que se confunde com a própria história do Tribunal de Justiça Acreano – só de desembargo já são quase 40 anos -, ocupando os principais cargos da Instituição, incluindo Presidência e Corregedoria, Coordenadoria da Mulher (atualmente). Foi também diretora da Esjud por cinco biênios.

Sobre o Encontro

O LV Encontro do Copedem, com o tema “O papel das escolas híbridas na transformação digital do Poder Judiciário”, é uma parceria entre o Colégio, o TJBA, a Unicorp e a EMAB. O evento é realizado no auditório desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Judiciário, no Centro Administrativo da Bahia. Conta também com a solenidade de assunção dos Presidentes dos Fóruns Permanentes da Unicorp, instituídos por meio da Instrução Normativa n° 01/2023.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo