Agenda formativa do Órgão de Ensino contribui para o cumprimento da Resolução nº 395/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promove neste mês de julho o curso “Abordagem Design Thinking e técnicas de facilitação e estímulo à criatividade”. Com 20 horas-aulas, as atividades começaram nessa segunda-feira (10) e se estendem até o dia 19.
O curso tem por objetivo de capacitar os participantes para aplicação da abordagem em oficinas de resolução de problemas, reuniões eficazes e em laboratório de inovação. Participam da ação servidoras e servidores da Justiça Estadual e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC).
O tema assume significativa relevância porque vai ao encontro do cumprimento da Resolução nº 395/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), documento que estabelece medidas voltadas à modernização de técnicas e métodos para desenvolvimento do serviço judiciário, com ênfase na proteção dos direitos e garantias fundamentais.
A aula inaugural
A facilitadora Gisele Fessore, que é mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, explicou que a inovação assume significado que vai muito além de tecnologia. Ressaltou que a rede de laboratórios de inovação tem sido ampliada cada vez mais no âmbito do Judiciário de todo Brasil. A professora assinalou que a iniciativa de promover cursos dessa natureza concorre ao enfrentamento de desafios na prestação de serviços do Judiciário Acreano, com participação de todos os atores envolvidos e foco no “usuário”.
Atualmente diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo (JFSP), Gisele falou sobre a Justiça 4.0 e a Sociedade 4.0; ambos os conceitos têm como base a tecnologia a serviço do bem-estar da sociedade, mas com proteção ao planeta, de forma sustentável.
Para o servidor Itamar Lopes, que atua no setor de finanças do Tribunal, “a inovação é necessária em todas as áreas”. “Estamos bem curiosos e motivados a aprender como podemos usar essas técnicas a nosso favor”, completou.
Servidora do TRE-AC, Lidiane Pires, frisou que a partir da agenda formativa da Esjud, passará a “adquirir maior experiência”, já que hoje há necessidade de que os profissionais se tornem “verdadeiros especialistas” em suas respectivas áreas de atuação.
O que se espera
A finalidade do curso é que, final da ação, os participantes sejam capazes de analisar problemas complexos sob a perspectiva do design thinking e construir soluções inovadoras de forma colaborativa com foco no usuário. Não menos importante, que possam facilitar oficinas em laboratórios de inovação com a aplicação do método e utilização do Miro (plataforma colaborativa), bem como mediar reuniões eficazes utilizando as técnicas e ferramentas da abordagem.
Currículo
Gisele Molinari Fessore possui graduação em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da JFSP. Coach, conteudista, instrutora/facilitadora/tutora em cursos na área de Inovação, Design Thinking, Design Instrucional, Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes, Comunicação, Feedback, Assertividade, Gestão de Mudança, Gestão do Conhecimento, Gestão do Tempo e Gestão de Pessoas. Docente da ENAP para as disciplinas: Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Equipes e Desenvolvimento de Gerentes Operacionais. Atuou como professora na Universidade Cidade de São Paulo, Faculdades Santa Rita de Cássia, Faculdade Ítalo Brasileira e Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa, atuando na área de Filosofia, com ênfase em Introdução à Filosofia, Ética, filosofia para crianças, epistemologia, Peirce e Pragmatismo, filosofia da educação, novas linguagens em educação, ensino a distância e na área de Administração: gestão de pessoas, Liderança e Equipes; responsabilidade socioambiental, comportamento humano, planejamento estratégico. Integra o iTeam da JFSP como laboratorista.