Inscrições estão abertas até o dia 14 de setembro (quinta-feira) para alunas(os), parceiras(os) e comunidade jurídica.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promove nesta semana a Aula Magna “O Interconstitucionalismo Judicial na América Latina”, do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos -da Esmat/UFT/Esjud – Turma Norte. Trata-se da atividade inicial do inédito Mestrado do Órgão de Ensino, a materialização de uma conquista almejada de há muito na Justiça Estadual.
Ao agradecer às instituições parceiras, o diretor do Órgão de Ensino, desembargador Elcio Mendes, assinalou a relevância da iniciativa. “Estamos construindo no presente uma Escola para o futuro, mais moderna, mais dinâmica, mais acolhedora e inclusiva. Por isso, nada mais pertinente do que oferecer um Mestrado na perspectiva dos Direitos Humanos. Sem dúvida, essa ação representa a visão de aperfeiçoamento contínuo, e contribuirá de forma significativa para ampliar o desenvolvimento profissional de nossas(os) magistradas(os) e servidoras(es), e a qualidade da prestação dos serviços pelo Judiciário”, disse.
Inscrições e data
As inscrições estão abertas até o dia 14 de setembro (quinta-feira), já a aula inaugural acontece na sexta-feira (15), das 17h às 19h (horário do Acre), no Plenário do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Edifício-Sede da Instituição. Basta acessar o Portal da Escola (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida clicar em Inscrições/Agenda.
Público-alvo e palestrante
O Mestrado Turma Fora de Sede é fruto de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), juntamente com a Universidade Federal do mesmo estado (UFT).
Com carga-horária de 2 horas/aula e 100 vagas, a agenda será promovida em modalidade presencial, com a participação do desembargador Marco Villas Boas, diretor-geral Esmat, que será o facilitador da aula inaugural. O magistrado é doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A agenda tem como público-alvo as(os) alunas(os) da turma do inédito Mestrado da Esjud, da turma do Mestrado do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), servidoras(es) e magistradas(os) do TJRR; alunas(os) do Programa de Pós-graduação, servidoras(es) e magistradas(os) do TJTO. As demais aulas do primeiro módulo acontecem nos dias 20, 21 e 22 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sede da Esjud, e sempre no horário acreano.