Atividade teve foco no planejamento da atividade docente e na construção de plano de aula no contexto da magistratura.
Durante cinco dias seguidos, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) oportunizou uma formação didático-pedagógica, que propiciou a um só tempo reflexões relevantes sobre a prática educativa, e capacitação para se elaborar o planejamento da atividade docente (plano de aula), com foco no desenvolvimento de competências.
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O êxito do curso atinente ao “Programa de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 / Módulo 1” é atestado pelos seus protagonistas, alunas(os) que apreenderam na semana passada a articulação de saberes para aplicação no contexto da magistratura.
Com 30 discentes participantes (entre magistrados e servidores), o curso foi credenciado pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam).
A importância
O desembargador Elcio Mendes assinalou que a agenda vai ao encontro de uma das diretrizes da atual Direção do Órgão de Ensino, que é a profissionalização das equipes de trabalho e rotinas de produção.
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O diretor da Esjud, que também foi aluno do FOFO 1, exaltou o fato de a atividade ser conduzida por dois servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o que representa a valorização do corpo funcional da Instituição, a “prata” da casa. “A construção de um Judiciário mais forte passa pela Escola, e este curso simboliza exatamente isso. O processo de ensino-aprendizagem é fundamental para alcançarmos as metas e objetivos, e nada mais estratégico que dar oportunidade aos nossos servidores, e buscar revelar os novos talentos”, finalizou.
Opinião
“Oportunidade magnífica de valorização, de descobrir potencialidades, com as pessoas que conhecem bem a nossa realidade, e a do Tribunal. A Escola nos ofereceu tudo para crescermos, desde o material, o espaço, até os professores. Só temos que agradecer”, declarou Vanísia de Freitas, servidora que atua na Central de Processamento Eletrônico (Cepre).
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Um dos formadores da agenda educacional, Breno Cavalcante destacou que durante a formação de formadores “foi apresentada e discutida uma prática docente reflexiva, tendo como ponto de partida e de chegada a realidade, sendo possível desenvolver competências para a prática jurisdicional”.
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O formador Odson Moreira fez uma análise das 24 horas-aula, apontando os resultados obtidos. “As essas expectativas foram superadas a cada encontro. Manifesto-me extremamente feliz com o que construímos juntos, com as experiências em sala de aula, com o envolvimento e participação de todos nas tarefas com metodologias ativas”.
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Outro aluno que aprovou a capacitação foi o servidor Guilherme Menegazzo, também da Cepre, principalmente pelo caráter prático. “Extremamente importante, pois proporcionou um crescimento como um todo, nos ajudando a desenvolver as competências necessárias, e entender a responsabilidade sobre os conteúdos a serem ministrados em sala de aula. Sem dúvida, vai nos ajudar a oferecer um melhor serviço para os jurisdicionados”, disse.
Ao final dos trabalhos, a turma conseguiu elaborar um Plano de aula coeso e coerente com essas diretrizes adotadas, o que permite mais eficiência e resultados ainda mais positivos nas formações da Esjud.
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