Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud abre inscrições para o Programa de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 / Módulo 1

Capacitação é voltada ao desenvolvimento de competências e ao aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es).

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) abriu as inscrições para o Curso de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 / Módulo 1. O prazo segue até o dia 28 deste mês de março, com 30 vagas disponíveis.

A capacitação resulta em uma oportunidade de desenvolvimento de competências de magistradas(os) e servidoras(es) que atuam no planejamento e na execução de ações de formação e aperfeiçoamento do corpo funcional da Instituição.

Inscrição e realização

Para garantir a vaga, basta acessar o Portal da Esjud (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Calendário de Inscrição, e escolher a ação formativa.

Com carga horária de 24 h/a, a atividade será realizada em caráter presencial nos dias 3, 4, 5 de abril (manhã e tarde), a partir das 8h, no auditório do Palácio da Justiça.

A importância

O desembargador Elcio Mendes destacou que a agenda vai ao encontro de duas diretrizes da atual Direção do Órgão de Ensino, que são a valorização e a profissionalização das equipes de trabalho e rotinas de produção.

O FOFO da Esjud valoriza a “prata da casa”, revelando novos talentos, bem como permitindo que magistradas(os) e servidoras(es) da Justiça Estadual atuem como formadores, professores, tutores ou mediadores do setor.

Mais vantagens

De maneira bem simples, pode-se afirmar que o FOFO é a capacitação do(a) professor(a) para desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência, bem ainda destinadas à atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.

O curso oferece diversas vantagens, a exemplo do fato de ser credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A própria Enfam requer aos formadores que operam nas escolas estaduais terem essa capacitação, exigida por exemplo nos cursos atinentes ao vitaliciamento ou à promoção na carreira das(os) magistrados.  

Além de atender às diretrizes de caráter nacional, há vantagens para quem atua na Instituição, como ascensão profissional, e a remuneração pela atividade de formação/capacitação, cujo valor da hora-aula está disciplinado na Resolução Cojus 22/2015.

Registro da última edição do FOFO, que foi um sucesso, oferecido em 2023 pela Escola.

“O profissional da docência, mesmo se for somente conteudista, deve estar apto para desenvolver seu plano de aula, plano de curso, ou mesmo conteúdo, de acordo com as exigências da Enfam. E aí exatamente entra a ESJUD com seu programa de Formação de Formadores, o FOFO”, explicou Odson Moreira, que é um dos facilitadores da atividade.

O programa se divide em dois níveis. O nível 1 está organizado em três módulos voltados para a formação por competência com o uso de metodologias ativas. Já nível 2, geralmente, é mais específico.

Formadores

Breno Cavalcante do Nascimento é mestre em Educação, especialista em Tecnologias de Informação, em Docência para Educação Profissional, em Educação à Distância e em Redes de Computadores. É graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e em Pedagogia pela Uniasselvi. Atualmente é Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, atuando na Escola do Poder Judiciário na Gerência de Planejamento e Execução do Ensino), professor de nível superior na Estácio Unimeta e Orientador Educacional do Senac/AC. Atuação voltada para os processos de ensino e aprendizagem de adultos (profissionalizante e superior). Possui Formação de Formadores da Enfam, realizando diversas formações na Esjud.

Odson Lopes Moreira possui graduação em Teologia – Seminário Teológico Batista Equatorial, licenciatura plena em Letras – Português e Alemão pela Universidade Federal do Pará e graduação em Direito pela Ufac. Especialização em Direito Administrativo e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Gastronomia e Ciência dos Alimentos pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Foi analista judiciário do TJAC na área de Letras, de fevereiro de 2011 a julho de 2015. Atualmente é analista judiciário do TJAC na área de Direito, desde julho de 2015. Está lotado na Esjud, na Gerência de Planejamento e Execução do Ensino/GEPEE. Esteve lotado na Presidência do TJAC por oito anos (de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2019), auxiliando na redação das comunicações oficiais. Possui Formação de Formadores completo (níveis 1 e 2) da Enfam. Integra o banco de formadores da Escola desde o seu ingresso no Poder Judiciário em 2011.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo