O que você precisa?

Direção da Esjud visita Escola Judicial de Santa Catarina

Encontros permitiram diálogo, troca de informações e, principalmente, alinhamento estratégico, que permitam estabelecer maior aproximação entre as instituições.

O desembargador Elcio Mendes, diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), e o juiz de Direito Lois Arruda, coordenador pedagógico do Órgão de Ensino, visitaram a Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Na ocasião, foram recebidos pelo diretor-executivo, desembargador Luiz Felipe Schuch, juntamente com o secretário-executivo, Alexandre dos Anjos. De caráter técnico, a visita teve como o objetivo de conhecer o processo de implementação do Sistema Processual Eletrônico (Eproc), bem como os cursos oferecidos pela Escola anfitriã, que estejam relacionados ao sistema.

Iniciados na quinta-feira (18), os encontros se estenderam nesta sexta-feira (19), na perspectiva da troca de informações e, principalmente, alinhamento estratégico, que permitam estabelecer maior aproximação entre as instituições. As agendas incluíram as presenças do diretor de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau, Marcos Raccioppi, do diretor de Tecnologia da Informação, Daniel de Andrade, e do assessor de Planejamento, Cassiano Reis.

O diálogo propiciou o conhecimento mútuo entre as escolas judiciais, bem como a apresentação das ações de ensino e de outras atividades. Assuntos diversos, como resoluções, normativas, procedimentos para execução de projetos acadêmicos e pedagógicos, plataformas, cursos, rotinas de trabalho e processos de ensino foram debatidos nas reuniões.

O desembargador Luiz FelipeSchuch destacou a necessidade de contínua qualificação na formação profissional das(os) magistradas(os). “O aperfeiçoamento contínuo em um nível mais elevado refina a capacidade de julgamento, ampliando sua visão de mundo. Independente da área em que faz a formação, ela qualifica o raciocínio e, consequentemente, qualifica o julgamento, melhorando o debate através de argumentações bem fundamentadas”, disse.

O desembargador Elcio Mendes elogiou a receptividade de toda Direção e equipe de trabalho do Órgão de Ensino catarinense, e assinalou a consecução de possíveis cooperações que fortaleçam a capacitação, a formação e o aperfeiçoamento do corpo funcional das instituições. Também colocou toda a Esjud à disposição da Academia, ressaltando que no contexto moderno as parcerias são fundamentais para os avanços e resultados necessários no Judiciário.

O coordenador pedagógico Lois Arruda explicitou a expectativa da cooperação recíproca entre as escolas ou academias judiciais. “Gera sinergia, que alarga a capacidade formativa e de aperfeiçoamento do Poder Judiciário, quer seja direcionada a seus magistrados, quer seja destinada a seus servidores; colhendo experiências formativas tanto sob o ângulo das habilidades e competências necessárias, como do clima organizacional para preparação de recepção, implantação e desenvolvimento do Eproc, novo e potente sistema de processamento judicial, que habilitará e propiciará à Justiça Acreana o condão de aprimorar sua eficiência na entrega do serviço judicial”, declarou o juiz de Direito.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo