Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud alcança em um único dia centenas de profissionais com ações formativas

Órgão de Ensino atua diretamente na capacitação e aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es) de Rio Branco e do interior do Estado.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) alcançou nessa segunda-feira (8) centenas de profissionais com três ações formativas. Nesse sentido, em um único dia, o Órgão de Ensino atuou diretamente na capacitação e aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es), tanto de Rio Branco, quanto do interior do Estado.

Os trabalhos tiveram início pela manhã com o Curso “Sistema Processual Eletrônico – Eproc”, realizado no Laboratório de Informática da Uninorte. 130 pessoas participaram da atividade, presencialmente e via Google Meet, cujo objetivo é desenvolver habilidades e competências para compreensão da ferramenta, e utilização do novo sistema de virtualização e automação judicial da Justiça Estadual. Se somado ao quantitativo desta terça-feira (9), 98 pela manhã e 72 à tarde, o número chega a 300 pessoas alcançadas pela formação.

O treinamento será oferecido durante esta semana, de segunda a sexta-feira, destinado a todas as unidades judiciais da Capital e, ao final, alcançará milhares de serventuários da Justiça.

Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes participou da abertura dos três cursos. “Queremos estar vez mais próximos, acolher, valorizar, e colocar a Escola à disposição de todos(as), contribuindo para a construção de um Judiciário cada vez mais forte, moderno e eficiente”, disse.

O curso “WordPress” teve como foco o desenvolvimento de habilidades para edição de páginas e posts nos portais do Tribunal de Justiça do Acre. O público-alvo prioritário foram secretários(as) das comissões que atualizam o portal eletrônico da Instituição. 73 cursistas integraram a agenda, conduzida no Google Meet, das 13h às 17h, pelo servidor Robison Fernandes, que atua na Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec).

O Sistema WordPress é utilizado há uma década no Tribunal, o que demonstra a importância dessa agenda educacional. “Muito gratificante poder realizar essa capacitação para os servidores que disponibilizam/alimentam conteúdos nos Portais do TJAC. Gostaria de agradecer à Esjud e ao desembargador Elcio por esta oportunidade. Importante e necessários aprimorar os conhecimentos nessa área, o que certamente vai favorecer a transparência da Instituição.

Também no período da tarde, o curso “Depoimento Especial com o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense”, voltado a magistradas(os), assistentes sociais, pedagogas(os) e psicólogas(os) que atuam nas equipes multidisciplinar das Varas da Infância e Juventude e em comarcas de Vara Única do interior do Estado.

Com quase 50 participantes, o curso segue até o dia 22 deste mês, tem como objetivo primordial capacitar os discentes para aplicarem o Protocolo durante o Depoimento Especial e Escuta de Criança no Sistema de Justiça.

A capacitação que tem como facilitadora Alessandra Pinheiro, pedagoga do TJAC, também oferece às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência uma escuta qualificada e protegida.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo