O que você precisa?

Esjud investe em ferramenta para registro dos certificados de magistrados(as)

Novos sistemas, plataformas e ferramentas favorecem a moderna gestão do setor e fortalecem a Justiça Acreana.

Em uma mais ação destinada à automação de diversas atividades, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) investe em ferramenta para o registro da certificação (vida funcional) de magistrados(as).

Durante um período de quatro meses, a equipe do Órgão de Ensino digitalizou todos as pastas de juízes e juízas do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Além disso, a Escola desenvolveu um novo sistema chamado “Vida Funcional/Cursos Externos” (acesse aqui), que permitirá a inclusão de novos certificados dos(as) profissionais do Judiciário Acreano.

“Com o uso das tecnologias, incluindo essa nova plataforma, podemos otimizar as atividades e aprimorar os nossos serviços em todos os aspectos. Nesse caso, a medida traz mais agilidade, eficiência e facilidade aos nossos magistrados, contribuindo para a modernização da Justiça Acreana”, ressaltou o desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud.

Não menos importante, a iniciativa concorre à sustentabilidade ambiental, já que elimina o uso de papel.

“Foi desenvolvido com o objetivo de simplificar e modernizar a gestão da vida funcional dos magistrados. Trabalhamos para garantir uma plataforma intuitiva, segura e eficiente, que oferece acesso rápido às informações e elimina processos burocráticos”, assinalou Breno Cavalcante, gerente de Planejamento da Escola.

Como era/como ficou

Antes o trabalho era todo manual, burocrático e lento. Quando queria incluir um certificado em sua pasta funcional, o(a) magistrado(a) precisava solicitar via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do TJAC ou levar o documento pessoalmente à Esjud. De semelhante modo, havia necessidade de ir até a Escola para consultar os certificados. Por exemplo, se um juiz/juíza precisasse dos documentos para fins de concorrer à promoção/remoção na carreira da Magistratura, era preciso aguardar a localização da pasta, buscar o documento, digitalizar e inseri-lo no processo virtual.

A partir de agora, basta aos juízes/juízas clicarem no link do sistema, de qualquer lugar, 24 horas por dia, fazer cadastro com poucas informações e inserir digitalmente os diplomas externos que desejarem, os quais serão conferidos e aprovados pelos servidores da Escola.

No caso de cursos internos, promovidos pela própria Esjud, esse trabalho é feito automaticamente, ou seja, os certificados já são produzidos como “nato-digital”.

A ferramenta “Vida Funcional/Cursos Externos (veja aqui) também possibilita em tempo real a consulta a certificados de cursos anteriores e, até mesmo, fazer o download do PDF.

Ao digitar o número do CPF, os(as) profissionais terão acesso aos cursos, com a carga horária, as instituições responsáveis, o período de realização, se atuaram como aluno, coordenador, etc. Também as portarias de autorização e/ou credenciamento, e a situação (se aprovado ou não aprovado).

Os novos sistemas, plataformas e ferramentas da Esjud favorecem a moderna gestão do setor, no cumprimento das atribuições e missão institucional do setor.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo