Objetivo é aprimorar a estrutura das decisões judiciais na argumentação jurídico-decisória e na formatação do Estado Democrático de Direito.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) abriu as inscrições para o “I Congresso Ibero-Americano de Tomada de Decisão”, que terá participação especial de formadores internacionais (veja ao final do texto). O evento será realizado nos dias 19 e 21 deste mês de agosto, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, respectivamente.
O público-alvo são magistrados(as), servidores(as), colaboradores do Tribunal de Justiça do Acre, operadores do Direito e acadêmicos(as). No caso dos(as) profissionais da Justiça Acreana, a agenda vale para concessão da Licença Compensatória por Alcance de Resultados (LAR).
Para garantir uma das 80 vagas de ação, basta acessar o Portal da Esjud (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Calendário de Inscrição, ou clicar diretamente nos card’s abaixo. A atividade será realizada na modalidade presencial. Em Rio Branco, no Auditório da Esjud; e na Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul.


O objetivo
O objetivo da ação educacional é fomentar a reflexão e o debate sobre a necessidade de aprimoramento da estrutura das decisões judiciais na argumentação jurídico-decisória e na formatação do Estado Democrático de Direito, a partir de uma visão calcada na psicologia do testemunho. Para tanto, serão aplicados os aportes consolidados no ambiente da colheita da prova oral em juízo, analisando os fatos, empregando técnicas de inquirição e de análise da credibilidade do testemunho.
Programação do Evento
19/8 – Congresso em Rio Branco, das 8h às 11h30 e 14h às 17h;
21/8 – Congresso em Cruzeiro do Sul, das 8h às 10h e 14h às 17h.

Para saber os nomes de todos os professores convidados e demais informações do Congresso, acesse aqui o Edital 63/2025.
