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Esjud promove diálogo sobre Linguagem Simples para profissionais do Procon

Objetivo é aperfeiçoar o serviço prestado aos cidadãos, por meio de um atendimento mais claro, objetivo e inclusivo.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promoveu um encontro de diálogo e aprendizagem para profissionais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon).

Conduzido pela juíza de Direito Evelin Bueno, titular da Vara de Apoio à Jurisdição (Vajur), a atividade ocorreu na sede do Órgão de Ensino, com a temática “Linguagem Simples”. A magistrada ressaltou já no início de sua fala que o objetivo era aperfeiçoar o serviço prestado aos cidadãos que procuram o setor, por meio de um atendimento mais fácil, objetivo, compreensível e inclusivo.

O desembargador Luís Camolez, diretor da Esjud, é um defensor da utilização da Linguagem Simples na Administração Pública. “A formalidade tem de estar nos processos, mas não deve estar nas pessoas”, afirma ele com ênfase.

Participaram servidores(as) que atuam no núcleo da Organização em Centros de Atendimento (OCA), nas áreas técnicas, assessoria jurídica e Setor de Conciliação.

“É uma questão de sermos mais acessíveis, essa é a palavra. Temos de oferecer às pessoas a compreensão plena seus direitos e deveres. E a utilização de termos mais simples e objetivos contribuem para isso. Também é uma forma de fortalecer a confiança no serviço público, com uma comunicação mais inclusiva e, principalmente, efetiva”, declarou.

O conteúdo e relevância

Além no foco na melhoria do atendimento, a agenda englobou assuntos como redação dos documentos jurídicos, uso de recursos visuais que facilitem a assimilação das mensagens e a adoção de estratégias que tornem os procedimentos administrativos menos burocráticos.

Ao substituir a linguagem formal e hermética, geralmente utilizada nos textos jurídicos, por uma linguagem mais simples e compreensível por todos os cidadãos, favorece-se uma maior integração da sociedade em relação ao universo jurídico.

Ao final do encontro, a magistrada Evelin Bueno propôs dinâmicas, por meio das quais os(as) participantes simularam termos de audiência, reclamações, etc., de maneira já adaptada à linguagem simplificada.

(Texto: Marcos Alexandre – Assessoria da Esjud. Fotos: Marcos Alexandre/Esjud e André Araújo-Secom/GOV)

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