10.11.2025 | Galeria, Notícias | Redejus
Capacitação inédita reuniu comunicadores de instituições jurídicas do Estado para fortalecer a comunicação pública no Estado.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e a Escola do Poder Judiciário (Esjud) promoveram no sábado (8) um encontro inédito para formação técnica, integração institucional e fortalecimento da comunicação pública.
Ao longo de todo o dia, foi realizado o curso “Redes sociais com linguagem leve, clara e engajadora”, ministrado pelo diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador, Paulo Vitor Bispo (PV Bispo).
O evento marcou não apenas a capacitação da equipe de comunicação do Tribunal, mas também o primeiro treinamento dos integrantes da Rede Estadual de Comunicadores do Sistema de Justiça (Redejus), iniciativa idealizada pelo TJAC, em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, Procuradoria-Geral do Estado, Tribunal de Contas e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre. Representantes de todas as instituições estiveram presentes, ao lado de convidados da prefeitura de Rio Branco, totalizando cerca de 40 participantes.

Cooperação inédita
A Redejus nasce com a proposta de unir esforços, compartilhar práticas e fortalecer a comunicação pública das instituições do Sistema de Justiça. A iniciativa foi modulada pelo Laboratório de Inovação do Poder Judiciário (Inova) e tem como foco a produção conjunta de conteúdo, a padronização de procedimentos, a capacitação contínua e a difusão da linguagem simples como compromisso central com a cidadania.
A secretária de Comunicação do TJAC, Andrea Zílio, destacou, na abertura, a importância da construção coletiva que o Judiciário acreano vem consolidando: “Não é fácil, depois de uma semana de correria, passar um sábado dedicado ao conhecimento, mas é importante. Estamos construindo a Rede de Comunicadores do Sistema de Justiça com o propósito de somar forças. Juntos somos mais fortes. A ideia é trocarmos experiências, atuarmos em conjunto e promovermos qualificações de forma coletiva. Essa é uma construção acolhida e apoiada pelo presidente do Tribunal, Laudivon Nogueira, que assinou embaixo desse movimento”.
Andrea também agradeceu ao convidado e ao comprometimento de todos. “Compartilhar conhecimento fortalece nossa caminhada conjunta e amplia nosso impacto. Trabalhar em rede é unir talentos em torno de uma missão que nos inspira diariamente. Agradeço ao Poder Judiciário do Acre e à Rede de Comunicadores pelo apoio e parceria, e a cada participante pela presença e pela troca. Um agradecimento especial ao Paulo Vitor Bispo pela condução inspiradora. Que esse encontro se reflita em uma comunicação pública mais humana, próxima e transformadora”, afirmou.


Um dos maiores nomes da comunicação digital pública
Publicitário formado pela Universidade Católica de Salvador, Paulo Vitor Bispo é considerado um dos cinco nomes baianos mais promissores para o futuro da publicidade. Na Prefeitura de Salvador, lidera a comunicação digital responsável pelo maior engajamento entre perfis municipais do país e pela quarta instituição pública mais engajada do Brasil.
Com linguagem acessível e bem-humorada, PV Bispo abriu a formação arrancando risos e identificação imediata dos participantes.
“Eu tô na Prefeitura de Salvador há 7 anos. O nosso trabalho é focado em comunicação urbana, que é o que apresento aqui. Tudo que sai no digital passa por mim. Se estiver bom, foi a equipe; se estiver ruim, foi o PV. Por isso eu digo que sou o síndico da Prefeitura. Os pepinos caem todos no digital”, brincou, ao explicar o impacto da comunicação direta com o cidadão.
O publicitário também compartilhou experiências sobre crises, estratégias de engajamento e a importância de uma voz institucional acolhedora, clara e alinhada com a vida real das pessoas.


Aprendizado e integração
Ao longo do curso, os participantes mergulharam em práticas de comunicação digital, tendências, análise de casos reais e exercícios que reforçaram a importância de uma linguagem simples, criativa e próxima da população.
O evento foi marcado por trocas intensas entre profissionais de diferentes instituições, reforçando o propósito da Redejus: um ecossistema de comunicação pública colaborativa, moderna e alinhada com as necessidades da sociedade acreana.
A assessora de comunicação do Tribunal de Contas do Estado, Andréia Oliveira, sintetizou o sentimento coletivo ao final do encontro: “Foi muito bom. Parabéns pela organização e obrigada por nos proporcionar um dia tão rico de troca e conhecimento. Saímos com muitas boas ideias para aplicar em nossos locais de trabalho”.





(Texto: Samuel Bryan de Moraes Gomes | Comunicação TJAC; Fotos: Elisson Magalhães/Secom TJAC)