Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Desembargador-diretor Roberto Barros é homenageado com aposição de fotografia na Galeria de Presidentes do TRE-AC

 

Magistrado foi agraciado com a homenagem pública pelo período em que esteve à frente da Instituição no Biênio 2015-2017.

 

O diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Roberto Barros, passou a ocupar a 19ª posição na Galeria de Presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

A solenidade de aposição da fotografia realizada na sede da Corte de Justiça Eleitoral na tarde dessa quinta-feira (26) foi prestigiada por autoridades de diversas instituições, como a vice-governadora do Estado, Nazaré Lambert, e o presidente do Tribunal de Justiça Acreano (TJAC), em exercício, desembargador Francisco Djalma.

À mesa de honra também estiveram presentes o desembargador Samoel Evangelista, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Luís Camolez, a juíza eleitoral da 9ª Zona, Rogéria Epaminondas, além de servidores do TJAC e do TRE-AC, e familiares do homenageado.

A solenidade

A presidente do Tribunal Eleitoral, desembargadora Regina Ferrari, conduziu a solenidade. Já na abertura do evento, demonstrou contentamento pelo dia e oportunidade do agraciamento. “É tarde de alegria para todos nós, especialmente para o nosso desembargador Roberto Barros e os seus familiares aqui presentes – a quem nominou com carinho -, recebê-los para este momento de reconhecimento e gratidão que a quem contribuiu ao engrandecimento desta Instituição”.

A desembargadora Cezarinete Angelim, vice-presidente, foi escolhida para saudar o homenageado em nome da Corte de Justiça Eleitoral. “Saúdo Vossa Excelência, externando esta justa e merecida homenagem ao homem público, cujo nome é admirado e respeitado por todos aqueles que partilham de sua convivência. A homenagem é extensiva a todos seus entes queridos”, disse em princípio.

A magistrada elencou algumas das principais ações do ex-presidente do TRE-AC, como “a segurança institucional e a transparência nas eleições municipais em 2016; a reestruturação das seções eleitorais em todo Acre; o início da obra da nova sede da Corte de Justiça Eleitoral, que está sendo continuada na atual gestão; e os avanços na área de tecnologia, como a biometria”.

Cezarinete Angelim também assinalou a relevância da aposição da fotografia, sendo o diretor-desembargador da Esjud alçado à ‘dileta galeria’. “Desse modo, perpetua-se, Excelência, sua presença nesta Corte, sedimentando na sua história a passagem de um respeitado e admirável magistrado na sua completude, sem descurar de um predicado singular, que também o distingue, de um líder”, afirmou.

O desembargador Roberto Barros fez questão de mencionar a contribuição dos profissionais que com ele trabalharam durante o Biênio 2015-2017. Segundo ele, o comprometimento da equipe foi fundamental para cumprir as metas e alcançar os resultados.

O magistrado citou diversos desafios enfrentados no período. “Era preciso manter a segurança das eleições municipais, cumprir a decisão do TSE de realizar o rezoneamento eleitoral, enfrentar as mudanças do Código de Processo Civil, entre outros. Mas com a junção de esforços superamos todos”, frisou.

O descerramento

O descerramento da fotografia foi feito pela presidente e vice-presidente do TRE-AC e pelo homenageado.

“A partir deste momento, o desembargador Roberto integra a galeria de homens e mulheres honrados, que passaram por este Tribunal. Cada foto dessa possui uma grande história, de gestores que enfrentaram muitos obstáculos e dificuldades, mas souberam heroicamente trabalhar para a construção da democracia no nosso Estado, com vigor e sabedoria”, considerou a presidente do TRE-AC.

A desembargadora Regina Ferrari declarou por fim que Roberto Barros contribuiu “com sua força, juventude e coragem para alcançarmos para essa gigantesca e permanente construção que é o Tribunal regional Eleitoral do Acre”.

Por ocasião desse ato, o magistrado foi agraciadocom uma apresentação do Coral “O Som da Liberdade”, composto por integrantes do Instituto Socioeducativo do Acre (SIE), o qual executou a canção “É preciso saber viver”. A solenidade foi encerrada com a execução e do Hino Acreano.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo