Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud realiza abertura de inscrições para o Programa de Idiomas

 

Cursos de Inglês e Espanhol são destinados a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça Acreano, e das unidades da Comarca de Rio Branco.

 

A Escola do Poder Judiciário (Esjud) tornou pública nesta terça-feira (8) a abertura de inscrições para os cursos de Língua Estrangeira, destinados a magistrados e servidores. O objetivo é propiciar o enriquecimento curricular, a atualização e o treinamento profissional.

Os cursos serão executados pelo Centro de Estudos de Línguas (CEL), um projeto da Escola em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE), a qual é referência no ensino gratuito de idiomas para alunos da rede pública.

A Cooperação Técnica Nº 01/2018 permitirá o desenvolvimento do Programa de Idiomas da Esjud (Inglês e Espanhol), na modalidade presencial.

Público-alvo

Somente magistrados e servidores do Tribunal de Justiça Acreano, e das unidades que integram a Comarca de Rio Branco.

Inscrições

As inscrições para os cursos de Inglês e Espanhol serão realizadas mediante indicação nominal. Ou seja, cada gestor responsável pela unidade administrativa ou judicial deverá encaminhar à Esjud, por meio de ofício em processo eletrônico no SEI, os nomes dos indicados, após sorteio da vaga da respectiva unidade.

O Gestor deverá fazer a indicação nominal no período de 8 a 10 de agosto de 2018 (até sexta-feira desta semana), sob pena de decair o direito a vaga do curso sorteado à unidade.

Se o seu nome for indicado pelo gestor da unidade onde você atua, então você estará apto a realizar a matrícula.

Aos gestores também é facultada a escolha dos seus próprios nomes, desde que de fato venham assumir as vagas e cumprir a frequência dos cursos.

Todas as informações

Quer saber todas as informações, todos os detalhes? É só observar/ler o Edital de Abertura nº 1, publicado na Edição n° Diário da Justiça Eletrônico 6.170 (folhas 112 – 115), desta terça-feira.

Os critérios de vagas

As vagas deverão ser destinadas pelos gestores aos profissionais que atuem em áreas onde a formação em língua estrangeira seja útil. Por exemplo, no âmbito da Diretoria de Informação Institucional, a Gerência de Acervos é escolhida, por lidar diretamente com atendimento ao público. Na Secretaria de Relações Públicas e Cerimonial, de igual modo, devido aos eventos. Nos setores que lidam com a prestação de informações diversas, como Cejusc. E assim sucessivamente.

Todas as unidades administrativas e judiciais de 1º e 2º Graus da Capital serão contempladas com vagas.

A ideia é que o conhecimento apreendido seja utilizado não apenas para benefício pessoal, bem como para fins profissionais, de modo que a Instituição também seja beneficiada.

Onde serão as aulas e quando começam?

As aulas serão ministradas na Esjud, que fornecerá equipamentos tecnológicos (data show, notebook e caixa acústica) e, eventualmente, poderá reproduzir material didático para uso exclusivo em sala de aula, como provas ou cópias simples.

As aulas começam no dia 20 de agosto (uma segunda-feira), e serão sempre presenciais, duas vezes por semana, com duração de 1h20min, organizadas da seguinte forma:

ITEM IDIOMA DIAS HORÁRIO
01 INGLÊS – Turma I Segunda e Quarta-feira 14h às 15h20
02 INGLÊS – Turma II Segunda e Quarta-feira 15h30 às 16h50
03 ESPANHOL Terça e Quinta-feira 14h às 15h20

Como vai funcionar?

Os cursos estruturam-se em dois Níveis (Básico e Intermediário), que se desdobram em módulos, organizados nos itens carga horária, objetivos conteúdos, atividades de formação e avaliação. A duração é de três anos.

Não haverá teste de nivelamento, pois todos começarão no modo Básico.

Material didático

Cada aluno é responsável pela aquisição do material didático correspondente aos livros indicados pela coordenação da SEE/CEL.

A SEE/CEL disponibilizará o corpo docente para a realização dos cursos, sem ônus, para a Escola.

As unidades elencadas no Anexo II, são consideradas público-alvo e prioritário para o Programa de Idiomas da Escola, com o total de 75 vagas originárias:

a) INGLÊS: serão ofertadas 2 turmas, com um total de 25 alunos cada;

b) ESPANHOL: será ofertada uma turma, com um total de 25 alunos.

As vagas no Programa de Idiomas destinadas a cada unidade estão dispostas no Anexo II deste Edital e foram distribuídas por idiomas mediante sorteio.

O sorteio

Já nesta terça-feira (8), na Sala 1 da Esjud, foi realizado o sorteio para distribuição das vagas dos cursos de Inglês e Espanhol entre as unidades indicadas no Anexo II do Edital.

O intuito do sorteio foi o de definir para cada unidade a destinação das vagas para cada curso. Como é sorteio, é possível que uma unidade que tenha direito a duas vagas, por exemplo, seja sorteada, por exemplo, como duas vagas em inglês, ou duas em espanhol, ou uma de inglês e outra de espanhol. Nas unidades que têm direito a uma vaga, pode ser inglês ou espanhol.

Seguiu-se a ordem crescente das unidades elencadas no Anexo II, com o sorteio de suas respectivas vagas.

 

O sorteio foi realizado pelo desembargador-diretor Roberto Barros, pela juíza de Direito Maria Rosinete (vice-presidente da Associação dos Magistrados do Acre – Amac) e por servidores da Esjud.

O resultado do sorteio já foi divulgado hoje, no Portal da Escola, no endereço eletrônico https://esjud.tjac.jus.br/. Você também pode  vê aqui.

As unidades contempladas no Anexo II também foram convidadas para o sorteio, mediante ofício da Direção da Esjud.

Cronograma dos cursos

ITEM DATA
Edital de Abertura 7/8
Sorteio das vagas às unidades 7/8
Resultado do sorteio 7/8
Período de indicação dos candidatos pelos Gestores 8 a 10/08
Efetivação da Inscrição no Sigen– Geade 13/08
Divulgação das vagas remanescentes e confirmação das inscrições iniciais 13/08
Inscrição das vagas remanescentes 14/08
Sorteio das vagas remanescentes e divulgação do Resultado final das vagas iniciais e remanescentes. 15/08
Edital – Convocação para matrícula 15/08
Matrícula 16 e 17/08
Início das aulas 20/08

 

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo