Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

TJAC e Esjud promovem Aula Inaugural do Programa de Idiomas

 

Cursos de Inglês e Espanhol são oferecidos a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça Acreano, e das unidades da Comarca de Rio Branco.

 

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Escola do Poder Judiciário (Esjud) promoveram na tarde dessa segunda-feira (20) a Aula Inaugural do Programa de Idiomas. O objetivo da iniciativa é propiciar o enriquecimento curricular, a atualização e o treinamento profissional.

Presidente do TJAC em exercício, o desembargador Francisco Djalma prestigiou a atividade, que também teve as presenças da desembargadora Waldirene Cordeiro, corregedora geral da Justiça; da desembargadora Eva Evangelista, decana da Corte de Justiça Acreana; e do diretor da Esjud, desembargador Roberto Barros. A coordenadora do Centro de Estudos de Línguas (CEL), Claudenice Santos, os novos alunos dos cursos de Inglês e Espanhol, e diversos servidores do Judiciário abrilhantaram o evento.

“Estou muito feliz por este dia, e por fazer parte deste momento tão relevante para esta Escola, e para o Tribunal. Espero que vocês todos possam aproveitar o conhecimento a ser adquirido da melhor forma, tanto no aspecto pessoal quanto profissional”, disse o desembargador Roberto Barros, ao desejar as boas vindas.

O diretor da Esjud também agradeceu a sua equipe de trabalho pelo esforço concentrado para a consecução do projeto, que teve o apoio da Presidência do TJAC, e da Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE).

O desembargador Francisco Djalma considerou que a ação representa uma “oportunidade de singular de aprendizagem e de crescimento”, bem ainda de se ampliar os horizontes geográficos, mas “principalmente culturais”.

O presidente do TJAC em exercício assinalou ainda que o projeto era inclusivo do ponto de vista educacional e inédito. “Eu mesmo nunca tive essa chance, de fazer cursos dessa qualidade, e gratuitamente”, elogiou.

Uma das alunas mais entusiastas, a desembargadora Eva Evangelista enalteceu a ação. “Iniciativa do Tribunal de Justiça e de sua Escola Judicial, o Programa de Idiomas contribui e possibilita a conexão de magistrados e servidores com o mundo globalizado, povos e culturas diversificadas. Além disso, é ferramenta para a compreensão da tecnologia de informação e aprimoramento das atividades do Poder Judiciário Acreano, um dos poucos no País com processo virtual integral”, disse.

A magistrada destacou que o projeto é reflexo da visão multidisplinar do desembargador Roberto Barros, que “é um diretor compromissado com o ontem e o hoje”, razão pela qual a Esjud tem avançado em projetos dessa envergadura.

Representando no ato a SEE, Claudenice Santos lembrou que a parceria demonstra a confiança e o reconhecimento do trabalho qualitativo prestado pela educação pública no Acre.

As aulas

O professor Rodrigo Martins deu início às aulas, que acontecem duas vezes por semana na Escola.

Bastante descontraído, o profissional explicou qual seria a metodologia a ser utilizada, e que a Língua Inglesa faz parte do dia a dia mais do que se possa imaginar. Citou exemplos como as palavras ‘datashow’, ‘shopping’, ‘milshake’ ‘fitness’, ‘Internet’, ‘e-mail’, etc.

Segundo Rodrigo, Inglês se aprende na prática, e não apenas com teoria, razão pela qual os cursistas serão estimulados em todo tempo a falar na língua estrangeira durante as aulas.

Como vai funcionar?

Os cursos estruturam-se em dois Níveis (Básico e Intermediário), que se desdobram em módulos, organizados nos itens carga horária, objetivos conteúdos, atividades de formação e avaliação. A duração é de três anos.

 

Não há teste de nivelamento, pois todos começarão no modo Básico.

Como e quando serão as aulas?

As aulas serão ministradas na Esjud, que fornecerá equipamentos tecnológicos (data show, notebook e caixa acústica) e, eventualmente, poderá reproduzir material didático para uso exclusivo em sala de aula, como provas ou cópias simples.

As aulas serão sempre presenciais, duas vezes por semana, com duração de 1h20min, organizadas da seguinte forma:

ITEM IDIOMA DIAS HORÁRIO
01 INGLÊS – Turma I Segunda e Quarta-feira 14h às 15h20
02 INGLÊS – Turma II Segunda e Quarta-feira 15h30 às 16h50
03 ESPANHOL Terça e Quinta-feira

14h às 15h20

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo