Objetivo da capacitação foi propiciar o aprimoramento de habilidades essenciais no âmbito da comunicação interpessoal e profissional.
O curso “Expressão Impactante: Oratória, Postura e Vestimenta” marcou o encerramento do Programa de Formação de Formadores (FOFO-Nível 1, Módulo 3), da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud).
Realizada no Palácio da Justiça, nessa segunda-feira (11), a atividade foi prestigiada pelos desembargadores Elcio Mendes, diretor do Órgão de Ensino, e Nonato Maia, além de magistrados, servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
O objetivo da capacitação de 4 horas-aula foi propiciar a oportunidade singular para o aprimoramento de habilidades essenciais no âmbito da comunicação interpessoal e profissional.
“Estamos atuando sob uma visão interdisciplinar na Escola e essa área é fundamental para que possamos informar corretamente, expor ideias de forma mais assertiva, emitir mensagens com qualidade, evitando ruídos. E, assim, alcançar maiores resultados no nosso dia a dia e na prestação de serviços à sociedade”, assinalou o desembargador-diretor Elcio Mendes, aluno do curso.
Essa foi a última atividade presencial do FOFO, que teve como público-alvo magistradas(os) e servidoras(es) do TJAC, que concluíram o nível 1, Módulo 2 da Formação. Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o intuito da capacitação é desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência e para a atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.
O Curso Expressão Impactante
Também aluno do FOFO, o desembargador Nonato Maia apontou a contribuição do curso. “Imprescindível tanto para a aplicação no ambiente laboral, quanto ao exercício de atividades docentes, pois o domínio de técnicas e recursos apreendidos permite ampliar o campo da expressão e aperfeiçoar a forma como nos comunicamos com o nosso público-alvo, transmitindo o conhecimento com qualidade e eficácia”.
Formador da Enfam e da Esjud, o servidor Marcos Alexandre foi o facilitador do encontro e destacou a relevância da ação educacional. “O grande desafio atualmente para se comunicar bem é informar e ser compreendido. Por isso, é preciso desenvolver competências, para capacitar as(os) participantes a aprimorarem sua expressão impactante por meio da oratória persuasiva, entonação vocal adequada, postura assertiva e escolha apropriada de vestimenta. Assim, é possível potencializar a transmissão de mensagens, a construção de relacionamentos sólidos e o alcance de sucesso em diversas esferas da vida pessoal e profissional”, disse.
“Tive curso de Oratória quando fui seminarista. Mas as abordagens foram diferenciadas, de excelência. Que venham outros cursos com este mesmo viés”, avaliou Célio Rodrigues, que atua na Corregedoria. “Tenho feito muitos cursos, treinamentos, mas esse foi o melhor, que mais chamou a minha atenção”, revelou o servidor Afonso Evangelista, que atua na Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal.
(Assessoria da Esjud)