Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário abre inscrições para a atividade na segunda-feira (3)

 

Curso tem como público-alvo os servidores que atuam no atendimento ao público externo na Comarca de Rio Branco.

 

A Escola do Poder Judiciário (Esjud) abre na segunda-feira (3) as inscrições para o “Curso de Libras em Contexto – Básico; Intermediário; Avançado e Intérprete de Libras”. A atividade tem como público-alvo os servidores que atuam no atendimento ao público externo na Comarca de Rio Branco.

A Escola enviou às unidades judiciárias e administrativas ofício para indicação dos profissionais de cada setor, a fim de facilitar a matrícula no curso. Em princípio, o prazo para o preenchimento das 40 vagas segue até o dia 5 de setembro (quarta-feira).

Nesse sentido, a inscrição deverá ocorrer mediante indicação nominal do Gestor responsável pela unidade administrativa ou judicial, que deve ser encaminhada à Esjud por meio de ofício no SEI (Processo nº 0006505-76.2018.8.01.0000).

A atividade é parte integrante do Programa de Cursos Complementares, destinado à formação de servidores do Poder Judiciário Estadual.

O projeto

O projeto do Curso de Libras surgiu de um convênio assinado neste mês de agosto entre o Tribunal de Justiça Acreano, por intermédio da Esjud, e a Universidade Federal do Acre (Ufac), com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proex).

O objetivo é a união de esforços entre os partícipes para capacitar os profissionais que atuam na Justiça Estadual, possibilitando aos cursistas conhecimentos de nível inicial, intermediário, avançado e noções de tradução/interpretação a respeito da língua de sinais, para uma convivência mais clara com pessoas surdas e vice-versa.

A importância

A Ufac é referência no ensino da Língua Brasileira de Sinais em seus cursos de graduação Letras-Libras e cursos de extensão para a sociedade, promovendo ações inclusivas que valorizem as questões linguísticas e desenvolvam habilidades de comunicação e expressão. Dessa forma, busca-se suprimir obstáculos comunicacionais e potencializar os mecanismos de acessibilidade linguística entre pessoas surdas e ouvintes.

Na mesma perspectiva, a Escola do Poder Judiciário, com fundamento na Resolução Nº 230, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desenvolveu o projeto, o qual dispõe sobre a adequação das atividades dos Órgãos do Poder Judiciário e de seus auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os direitos de pessoas com deficiência auditiva.

A Resolução do CNJ recomenda a habilitação de servidores do Poder Judiciário em cursos oficiais de Libras.

Como vai funcionar

Realizado na modalidade presencial, na Sala 3 da Escola, o curso terá carga horária total de 350 horas/aulas, sempre das 14h às 17h40min (terças-feiras e quintas-feiras), que terão início no mês de setembro.

Serão dois Módulos, começando pelo Básico, Intermediário e Avançado (com 270h/a, sendo 90h/a para cada módulo). E o Módulo Intérprete de Libras (com 80h/a).

O curso terá a duração de aproximadamente um ano, ou seja, até outubro de 2019.

Matrículas

A matrícula das vagas iniciais deverá ser efetuada pelo servidor, mediante preenchimento da ficha de inscrição, devidamente autorizada pelo chefe imediato, disponível no endereço eletrônico https://esjud.tjac.jus.br/, no período de 3 a 5 de setembro de 2018.

A inscrição implica, automaticamente, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas no Edital – que será publicado no Diário da Justiça Eletrônico-, nas quais o candidato não pode em hipótese alguma, alegar desconhecimento, conforme anexo III.

As inscrições das vagas iniciais serão efetivadas pela Gerência de Administração do Ensino (Geade), no Sistema de Gestão de Ensino (SiGEn).

Não sendo alcançado o número de vagas pretendidas neste edital, as vagas remanescentes serão destinadas aos demais servidores interessados.

A divulgação para eventuais vagas remanescentes será realizada no site oficial da Escola (https://esjud.tjac.jus.br/), no dia 11 de setembro de 2018.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo