Mecanismo favorece o planejamento e a execução de medidas estratégicas necessárias à celeridade processual e resposta às demandas dos cidadãos.
Ações que apontam para a modernidade, uma ferramenta que faz a diferença na gestão das Comarcas de Rio Branco e do interior do Estado. Com o “Painel Diagnóstico das Unidades Judiciárias de 1º Grau”, a Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) descortinou um novo horizonte no dia a dia do Judiciário Estadual.
A partir de agora é possível obter a uniformização de dados e o aprimoramento das informações, o que permite o planejamento e a execução de medidas estratégicas necessárias à celeridade processual e à resposta aos anseios dos cidadãos.
A ferramenta foi desenvolvida e implementada pela Coger no Biênio 2021-2023, quando o desembargador Elcio Mendes estava à frente do setor. E, na atual gestão do desembargador Samoel Evangelista, ampliada para todas as unidades do Acre.
“Contribui diretamente para uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e respaldada nos Direitos Humanos. Também na tomada de decisões dos setores competentes e no acompanhamento das demandas internas externas, quando provocadas à Corregedoria”, explicou o desembargador Elcio Mendes.
O desembargador Samoel Evangelista enalteceu o caráter de continuidade do Órgão. “Fortalece as atividades jurisdicionais com o aperfeiçoamento contínuo do trabalho, tão bem conduzido pelo desembargador Elcio. Creio que a palavra-chave que sintetiza essa ferramenta é gestão, o que vai impactar positivamente nos resultados obtidos por magistradas(os) e servidores(as) do nosso Judiciário”, ressaltou o corregedor-geral.
Nesta semana, os desembargadores se reuniram com a equipe de trabalho da Coger, os servidores Célio Rodrigues, Jessé Drummond e Sean Campos, para dialogar sobre conquistas obtidas com o dispositivo. O servidor Josemar Mesquita, que hoje atua na Diretoria de Tecnologia da Informação, atuou diretamente no desenvolvimento do produto.
Como funciona e importância
O “Painel Diagnóstico das Unidades Judiciárias de 1º Grau” oferece por meio de fácil acesso em tempo real um panorama de cada Comarca, com todas as informações relevantes e necessárias.
O Painel apresenta um conjunto completo de dados de cada unidade, uma espécie de bússola permite o acesso diário a informações detalhadas sobre o acervo total em andamento, processos de conhecimento, processos sentenciados, processos conclusos e informações de audiências.
Exemplo disso é o acompanhamento da produtividade das(os) próprias(os) magistradas(os) e também das(os) servidoras(es). Graças ao mecanismo, pode-se identificar quais as matérias exigem uma maior atenção ou prioridade, como os crimes que envolvam crianças e adolescentes e/ou violência doméstica. Também se determinada comarca está julgando os processos dentro do tempo de tramitação adequado e cumprindo as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do próprio Tribunal de Justiça Acreano (TJAC).
Como era
Antes da implementação da plataforma, a coleta de dados era realizada de maneira manual, em diversos sistemas separados do Poder Judiciário, como SAJ, SAJEST e SEEU. Esse procedimento exigia que os dados fossem extraídos de múltiplas fontes para, posteriormente, serem tabulados e convertidos em gráficos que permitissem uma leitura e análise adequada. Ou seja, gastavam-setembro e recursos significativos, com maior probabilidade inconsistências e erros materiais.
Como ficou
O painel fornece à Coger e às(aos) magistradas(os) informações judiciais detalhadas do 1º grau de jurisdição. Agora é viável realizar inspeções em tempo real em todas as unidades judiciárias. Como a ferramenta é automatizada, propicia a obtenção de dados de forma rápida e precisa, eliminando a necessidade de procedimentos manuais e facilitando a análise e o monitoramento contínuo das atividades judiciárias. Isso resultou em uma gestão mais eficiente e transparente, além de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário.
O sistema
Desenvolvido a partir de uma plataforma moderna de construção de relatórios e dashboards informativos (painéis), o Qlik Sense, que foi adquirida recentemente pela Administração do TJAC, o painel possibilita a análise em tempo real dos principais indicadores das unidades, proporcionando aos profissionais da Justiça a implementação de novas formas de gerir seus acervos processuais.
No que tange às filas do cartório, é possível verificar os processos em tramitação por classe e por tempo sem movimentação. Também a quantidade de audiências agendadas e as já realizadas na unidade. Pelo painel, acompanha-se todo o fluxo de trabalho e a situação dos mandados expedidos pela unidade.
Além do uso pelas unidades, o Painel Diagnóstico é base para o Projeto Norte, da Corregedoria-Geral de Justiça, que provê um relatório estatístico das unidades às juízas e juízes recentemente titularizados em várias unidades do TJAC.
Além do Painel Diagnóstico das Unidades, a Corregedoria-Geral disponibilizou outros painéis de interesse das unidades na seção “Painéis Estatísticos” do seu site, por meio do link: https://www.tjac.jus.br/tribunal/administrativo/coger/nucleo-judicial/geaux/paineis-estatisticos/