Durante o encontro foram anunciadas novas ações para as(os) profissionais da Justiça neste segundo semestre de 2024.
A Direção da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) reuniu-se nesta terça-feira (16) com o Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual. O encontro foi pautado pelo diálogo, construído por assuntos relevantes, de interesse dos profissionais.
Participaram da agenda o desembargador Elcio Mendes, diretor do Órgão de Ensino, o gerente de Administração do Ensino do setor, Neto Thaumaturgo, o assessor da Corregedoria-Geral de Justiça, Célio Rodrigues e o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Acre (Sinspjac), Leuson Rangel.
Ao dar as boas-vindas e, de pronto, colocar a Escola à disposição para atender, dentro do possível, os anseios das(os) servidoras(es), o desembargador assinalou uma série de conquistas alcançadas nos últimos meses. “Além de uma nova Esjud, cujo prédio amplo e moderno será entregue dentro em breve, tivemos somente neste ano a emissão de 119 editais e 5.347 mil certificados, com 190 formações. Isso com apenas 11 servidores e em um período de sete meses”, disse.
O diretor lembrou que, mesmo diante da oferta de tantos cursos, aproximadamente 40% servidoras(es) ainda não obtiveram as 20 horas-aula necessárias à concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR). Além das atividades presenciais, dezenas de ações educacionais são oferecidas na modalidade EaD-Autroinstrucional. Nesse caso, basta acessar o Portal da Escola (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Calendário de Inscrição.
Elcio Mendes anunciou que o “Saúde em Dia”, que integra o Programa “Saber sem Fronteiras” será fortalecido com novas ações neste segundo semestre de 2024; especialmente nas áreas emocional/mental, de infectologia e cuidados da mulher.
Leuson Rangel elogiou a atuação do setor que, segundo ele, tem feito a diferença no dia a dia do Judiciário Estadual. “Tenho acompanhado o número de capacitações disponibilizadas. É muito grande a quantidade de cursos, em todas as áreas do conhecimento. Realmente, a Esjud deu um salto muito grande em quantidade e em qualidade, o que favorece bastante a todos nós”, declarou.
Ao final da reunião, houve o entendimento recíproco de se firmar uma maior aproximação e manutenção do diálogo institucional, a fim de que se delineiem tratativas para a consecução de novas pautas voltadas ao aperfeiçoamento das(os) serventuárias(os) da Justiça.