São 75 formações destinadas à gratificação, com 6.982 mil vagas disponíveis nas mais diversas áreas do conhecimento.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) disponibiliza mais de mil e quinhentas horas-aula em cursos e capacitações que valem para a concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
O Órgão de Ensino ampliou a oferta de ações educacionais para favorecer os(as) servidores(as) da Instituição, de modo a alcançarem o percentual de 20 horas-aula, mínimo necessário para obtenção da gratificação.
São 75 formações, com 6.982 mil vagas disponíveis e 1.534 horas-aula, nas mais diversas áreas do conhecimento. Para se ter uma ideia, somente o Programa Saber sem Fronteiras concentra 98 horas-aula: Módulo I – 30h, Módulo II – 20h, Módulo III – 20h e Módulo IV – 28h. Todas estão com prazo de inscrição aberto até o dia 30 de novembro deste ano.
Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes ressaltou que a ideia, com “o significativo volume de cursos”, “é que os(as) profissionais da Justiça, de todas as comarcas do Estado, sejam valorizados e tenham a oportunidade de se qualificar, aperfeiçoar o trabalho e integrarem o conjunto de formações que lhes são disponibilizadas”, incluindo as relacionadas à gratificação do TJAC.
Como fazer?
Para escolher os cursos e realizar a inscrição, basta acessar o calendário de inscrição (veja aqui) Para facilitar ainda mais, muitas são autoinstrucionais, isto é, funcionam 24 horas por dia e permitem que os cursistas definam o planejamento de estudos, o próprio cronograma de realização das atividades, usando desktops, notebooks e celulares.
Reunião com o Sinspjac
Nessa segunda-feira (9), a equipe da Escola reuniu-se com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Acre (Sinspjac). Do encontro participaram o gerente de Administração do Ensino e de Planejamento do setor, respectivamente Neto Thaumaturgo e Breno Cavalcante; o assessor da Corregedoria-Geral de Justiça, Célio Rodrigues e o presidente do Sindicato, Leuson Rangel.
A reunião foi pautada pelo diálogo, construído por assuntos relevantes, de interesse dos profissionais. Mas o tema principal foi a Gratificação por Alcance de Resultados neste exercício 2024. Leuson Rangel demonstrou preocupação com os números relacionados ao prêmio, uma vez que boa parte dos(as) servidores(as) não completou o mínimo obrigatório (veja tabela completa abaixo).
Até agora, de um universo de 1.500 servidores(as) apenas 718, ou seja, menos da metade concluiu as 20 horas-aula de cursos, que asseguram o indicador fixado para pagamento da gratificação. E 17,07% (256 pessoas) não fizeram nenhuma capacitação.
Os gerentes salientaram que a Esjud envidou todos os esforços para garantir, com bastante antecedência, o máximo de inclusão na agenda de atividades formativas. Depende apenas dos(as) serventuários(as) da Justiça Acreana realizarem a inscrição e participarem dos cursos oferecidos.