O que você precisa?

Portal da Esjud alcança mais de 170 mil acessos em menos de nove meses

Sistema amplia inclusão dos profissionais da Justiça e contribui para melhor capacitação e aperfeiçoamento do ensino.

O Portal da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) alcançou entre o início de janeiro e o dia 12 de setembro deste ano 170.498 mil acessos. Por detrás dos números o esforço de uma equipe de apenas 11 pessoas, determinada a atuar na projeção qualitativa de sua missão institucional.

O novo site é fruto de um trabalho conjunto entre os setores de Comunicação do Órgão de Ensino e de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça Acreano. Atualmente, a página da Esjud possui 8.627 mil usuários ativos, mais de cinco vezes superior ao número total de magistradas(os) e servidores(as) da Instituição.

Além de apresentar todas as informações e atividades realizadas pela Escola, a exemplo de cursos, capacitações, treinamentos e notícias, a ferramenta engloba Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Calendário de Inscrição, editais, atos normativos, relatórios/portifólios e as publicações, como a Revista Jurídica.

Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes assinalou que o uso da tecnologia e da comunicação é fundamental para que se “construa uma Escola cada vez mais forte e moderna, conectada às demandas e desafios”.

Acessibilidade

A Esjud também investiu em inclusão, um dos eixos da atual gestão, implementando recursos de acessibilidade no site. O Órgão de Ensino se baseou nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), no Ato dos Americanos com Deficiências (ADA), na Seção 508 nos Estados Unidos da América e na Lei nº 13.146 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Foram inseridos plugins de acessibilidade do WordPress e o Vlibras, que é um conjunto de ferramentas de código aberto capaz de traduzir conteúdo digital (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras. Já o One Click Accessibility permite alteração de tamanho e estilo da fonte dos textos. Também foi incluído um botão que transforma fontes estilizadas em fontes mais legíveis, ajudando, dessa forma, usuários com dislexia. Além do contraste negativo e contraste alto, destinados a pessoas com deficiência ou dificuldade visual. Localizada no topo da página, essa mesma ferramenta permite que leitores de tela e usuários de teclados de navegação acessem o conteúdo principal de forma direta, sem precisar navegar pelos itens do menu.

Há outros recursos disponibilizados, como o Removedor de target attribute dos links, o qual impede que um determinado link seja automaticamente aberto em uma nova janela. E as configurações personalizadas de exibição da barra de ferramentas de acessibilidade, que permite a escolha de exibição ou ocultação da barra de ferramentas de acessibilidade em vários tipos de dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo