A partir de agora, profissionais exercerão suas funções em diversas unidades da Capital e do interior do Estado.
Capacitadas(os) pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), com uma carga horária de 40h presenciais, 24 novas(os) servidoras(es) estão aptas(os) a desempenharem suas funções de maneira eficiente e ética, garantindo uma prestação jurisdicional qualificada e inclusiva.

Iniciado no dia 12 deste mês de março, o Curso de Formação Inicial destinado aos(às) serventuários(as) da Justiça Acreana foi concluído no final da tarde dessa terça-feira (18), no auditório do Órgão de Ensino. O evento teve a participação especial do coral do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), “Cancioneiros da Paz”, sendo prestigiado pelo desembargador-presidente Laudivon Nogueira, diretoras(es) e servidoras(es) da Instituição.

O coral embalou os corações – em um ambiente musical e de confraternização, em canções como “É preciso saber viver” (de Erasmo e Roberto Carlos).

“O presidente do TJAC, que também emprestou sua voz durante a apresentação do grupo, desejou êxito na carreira das(os) novas(os) profissionais da Justiça Estadual. “Mais uma vez, sejam bem-vindas(os), que a trajetória de cada de um de vocês seja marcada pelo compromisso, zelo dedicação ao Judiciário e sucesso”, disse.
Diretor da Esjud, o desembargador Luís Camolez não pôde estar presente, mas deixou uma mensagem. “Que a busca pela excelência seja uma constante em suas jornadas, impulsionando-os a superar desafios e alcançar resultados cada vez mais expressivos”, desejou.
As(os) novas(os) servidoras(es) irão trabalhar em unidades judiciárias e administrativas da Comarca de Rio Branco, e, principalmente, nas Comarcas do interior do Estado: Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro, Tarauacá e Mâncio Lima.
O curso
O Curso de Formação de Servidoras(es) do TJAC teve modalidade semipresencial, com carga horária de 120 horas-aula, das quais 40h presenciais e 80h no formato EaD.
A ação educacional está em consonância com os normativos que fixam indicadores para a concessão da GAR, por ser uma ação educacional promovida pelo Órgão de Ensino.
Além de proporcionar essa ambientação, o curso também teve o intuito de propiciar nas(os) cursistas uma visão integrada sobre a importância da melhoria da prestação de serviços à sociedade, com ampliação do acesso à Justiça e responsabilidade social. Não menos importante, o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais desde o início de sua trajetória no Tribunal.
Conteúdo
O conteúdo programático englobou diversas temáticas,como “Ética e Relações Interpessoais no Trabalho”, “Conhecendo o Poder Judiciário do Acre”; “Panorama dos principais sistemas utilizados no Tribunal e algumas dicas de segurança”;“Compliance”, “Vida funcional do servidor”, “Avaliação de Desempenho o Estágio Probatório”, etc.
Os módulos foram explicitados por servidoras e servidores do Judiciário, devidamente habilitados para a função/missão.
Objetivos
Compreender os princípios éticos e as relações interpessoais no ambiente de trabalho;
Familiarizar-se com a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário do Acre;
Conhecer os sistemas e procedimentos específicos do TJAC;
Conhecer as atribuições e operações das áreas institucionais como Dipes e Esjud.
Aprimorar habilidades em redação oficial;
Dominar o uso das ferramentas do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint);
Desenvolver competências de liderança pessoal;
Utilizar eficientemente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
Compreender a visão estratégico do Tribunal de Justiça do Acre.