Agenda proporciona a oportunidade de se conhecer a riqueza cultural e natural da região Norte e valoriza papel das escolas judiciais.
A Direção da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) participou do LIX Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). Iniciada nessa quinta-feira (5), a programação continuou nesta sexta-feira (6), sob realização da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

O desembargador Luís Camolez e o juiz de Direito Cloves Ferreira, diretor e coordenador pedagógico do Órgão de Ensino, respectivamente, além do coordenador de Planejamento da Escola, Breno Cavalcante, integraram a equipe acreana no local.
A história de Rondônia foi o cenário escolhido para dar início ao evento no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, reunindo diretores(as) e servidores(as) de escolas judiciais de todo Brasil. O espaço representa a simbologia cultural e a identidade regional de formação do Estado, além da ligação entre o passado e o presente da Amazônia.
O diretor assinalou a importância das escolas judiciais para o aperfeiçoamento e o engrandecimento da Justiça brasileira. Luís Camolez rememorou que ele e o magistrado Cloves Ferreira são egressos da Emeron e que há trinta anos estavam nos bancos da escola, nos cursos de formação inicial e continuada.


Por fim, o desembargador frisou a contribuição do Órgão de Ensino nesse período de tempo, com o crescimento do saber cultural e jurídico daqueles que a frequentaram.
A abertura
No início das atividades houve um coquetel de boas-vindas, acompanhado por uma performance do contador de histórias Eliseu Braga. O artista descortinou um universo de narrativas amazônicas e ribeirinhas, de modo a envolver os(as) visitantes no contexto da cultura local. Em seguida, ocorreu uma visita guiada ao Museu da Estrada de Ferro, ocasião em que os(as) convidados(as) conheceram o acervo que recupera parte fundamental da história estadual.









Programação 1º dia
O primeiro dia da agenda, no período da tarde, teve a participação on-line do ministro Benedito Gonçalves, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e, presencialmente, do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem, e dos desembargadores Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e de Alexandre Miguel, diretor da Emeron.







Houve homenagens (entrega de medalhas e honrarias) e a palestra de abertura “Inovação e tecnologia na formação jurídica: Discussão sobre o uso de novas ferramentas e metodologias no ensino jurídico”, com Rui Caminha.
Também o painel “Cooperação entre as escolas judiciais e da magistratura com enfoque na consolidação da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum)”, sob condução do ministro Benedito Gonçalves e do desembargador Marco Villas Boas, bem como de Claudio dell´Orto, diretor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj).





Em seguida, uma “Mostra de Boas Práticas”, com a apresentação do Emeron Web, e o painel “Stricto Sensu em Rede”, com Thiago Matsushita, bem ainda pautas gerais de interesse das Escolas e a foto oficial do evento.
2º Dia
Neste segundo dia a programação começou com o “Workshop: Desafios e perspectivas da educação jurídica continuada: análise das demandas atuais e futuras da magistratura em relação à formação continuada”, ministrada por Jailana Saraiva. Depois, a “Os impactos da inovação no poder judiciário”, com o facilitador André Ramos; e a “Oficina Colaborativa de Inovação: Prospecção da Educação Judicial do Futuro”.
O encontro foi encerrado com a leitura da Carta do Copedem Rondônia (veja aqui), com a assinatura dos(das) participantes presentes.





Para finalizar a programação, houve uma visita no período da tarde à Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Objetivo
A realização do Encontro em Porto Velho também proporciona aos(às) participantes a oportunidade de se conhecer a riqueza cultural e natural da região Norte, ao mesmo tempo em que valoriza o papel da Emeron no cenário nacional. O encontro englobou debates, reuniões e apresentações destinadas ao fortalecimento das políticas públicas de educação judicial no País.
Mais fotos










