Programação engloba os principais aspectos sobre o tema e abordagens interdisciplinares para decisões judiciais.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promove nesta semana o Seminário “Justiça e Saúde Mental: Abordagens Interdisciplinares para Decisões Judiciais”. As inscrições estão abertas para cada uma das três ações educacionais que integram a programação (veja abaixo).

A agenda engloba temas dos mais relevantes na área, como “Aspectos psicológicos do abuso de autoridade”, “Autismo: Quebrando o tabu da negação e do preconceito” e “Neurociência é para todos”.
Com carga horária total de 15 horas-aula, o seminário terá modalidade híbrida (presencial) e com transmissão pelo Google Meet para servidoras(es) com lotação nas Comarcas do interior do Estado. Será realizado no período de 24 a 29 de julho de 2025.
São 80 vagas para cada ação educacional, cujo público-alvo prioritário são magistrados(as), servidores(as), colaboradores do Tribunal de Justiça do Acre. O público-alvo remanescente são operadores do Direito.
As capacitações valem para a concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) do Tribunal.
Programação
É necessário se inscrever em cada uma das atividades em separado, por isso os links são diferentes.
Na próxima quinta-feira (24), das 8h às 11h (no Auditório da Esjud) a programação começa com “Aspectos psicológicos do abuso de autoridade”, que será conduzido por Gabriel Perissé (veja currículo abaixo). Para se inscrever nessa ação, basta clicar aqui!
Na sexta-feira (25), o painel “Autismo: Quebrando o tabu da negação e do preconceito”, com Daiana Mathias, das 8h às 10h. Para se inscrever, acesse aqui.
Já nos dias 28 (segunda-feira) e 29 (terça-feira), com André Davim, sempre das 8h às 12h, será promovido o painel “Neurociência é para todos”. Clique aqui para garantir sua participação.
Formadores(as):
André Davim – Renomado neurocientista do Brasil. Possui o título de proficiência em Anatomia Macroscópica Humana pela Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), Especialização e Mestrado em Genética e Biologia Molecular, Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos e Pós-doutorado em Química, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É também pós-doutor em Neurociências, com estágio de Pós-doutoramento no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. É pesquisador e professor titular de Neurociências e Anatomia Humana da UNI-RN e professor convidado do Mt. San Antonio College, nos EUA, desde 2010. Atuou como professor na International Residence Program promovido pela American Society of Anatomy (ASA) na Universidade de Harvard em 2022 e 2023 e no Cambridge College – EUA, em 2023. É autor de 4 livros, dentre eles “Cérebro e vícios emocionais” e diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Além disso, André Davim é empresário e palestrante no maior treinamento de inteligência emocional do mundo, o Método CIS, além de palestrar e ministrar treinamentos para empresas nas áreas de Comportamento Humano, Skills essenciais, liderança e empreendedorismo.
Gabriel Perissé – Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), possui Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018), Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2024) e Pós-Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, ética, estética, escrita criativa, didática, formação de professores, cultura religiosa e formação cristã.
Daiana Mathias – Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2008). Pós-graduada em Gestão Estratégica nas Organizações Públicas, pela Faculdade Projeção de Brasília (2014), em Ciências Penais, pela Universidade Cândido Mendes (2017), em Segurança Pública, pela Faculdade Unyleya (2020) e em Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência, pela CBI of Miami. Também realizou Curso em Direito dos Autistas em 2021. Foi assessora jurídica na Comarca de Humaitá – AM e oficial de Gabinete no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), na cidade de Cruzeiro do Sul – AC. Foi professora substituta do curso de Direito da Universidade Federal do Acre, no ano de 2016. Atualmente é advogada e especialista em Direitos das Pessoas com Deficiência.