O que você precisa?

USP oferecerá cursos como Inteligência Artificial e Inovação na Área Jurídica

Universidade e seis entidades da área jurídica assinaram parceria para a formação continuada de profissionais do sistema de justiça.

A Universidade de São Paulo (USP, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e seis entidades da área jurídica assinaram um convênio para a promoção de atividades de formação continuada nos temas de Inteligência Artificial Generativa, Direito Digital e Inovação, destinadas a magistrados(as), membros do Ministério Público, advogados(as) e servidores(as) do Sistema de Justiça.

“É missão da USP se aproximar da sociedade, porque uma universidade pública só tem sentido se ela for um vetor de desenvolvimento para todos os segmentos da sociedade. A inteligência artificial veio para ficar e traz algumas preocupações, como uma regulamentação mínima e a necessidade de oferecer capacitação e infraestrutura para essa atividade. Essa parceria que assinamos hoje vai nos permitir entender melhor as ferramentas de IA, conhecer suas potencialidades e suas limitações, aprender e trocar experiências”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante a cerimônia de assinatura do convênio, que aconteceu no Salão de Atos da Reitoria da USP.

Além do reitor, assinaram o documento a diretora adjunta da Fusp, Anna Levin; o presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura e diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, desembargador Marco Villas Boas; o representante da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Caetano Levi; o representante do Conselho Nacional do Ministério Público, conselheiro Moacyr Rey Filho; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Haley de Carvalho Filho; e o presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Gunza.

Como começa

A primeira atividade dessa parceria é o curso de extensão MBA Inteligência Artificial Generativa, Direito Digital e Inovação, oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com a proposta de capacitar os participantes a compreenderem os impactos e desafios jurídicos, éticos e operacionais decorrentes da aplicação da inteligência artificial generativa e demais inovações tecnológicas, tornando-os líderes da transformação digital do sistema de justiça.

“É um curso que permitirá à EACH honrar seu compromisso com a excelência acadêmica e com a disseminação de conhecimento, que atinge em grande magnitude os interesses da sociedade”, afirmou a vice-diretora da escola, Fabiana de Sant’Anna Evangelista, que aproveitou a oportunidade para parabenizar a coordenação e todas as pessoas envolvidas na concretização da parceria.

Para o reitor, “a EACH é uma das unidades mais jovens da USP, no entanto, é uma das mais produtivas e tem trazido muita colaboração para a Universidade, ajudando a desenvolver toda a região leste da cidade de São Paulo”.

Prestigiaram a cerimônia dirigentes da USP; membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Federal, da OAB Alagoas e da OAB São Paulo; representantes da Advocacia-Geral da União; magistrados(as) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco; além de membros de comitivas de instituições do Sistema de Justiça de vários Estados do Brasil.

MBA Inteligência Artificial Generativa, Direito Digital e Inovação

Após a cerimônia de assinatura do convênio, os professores da EACH e coordenadores do curso, Ana Bliacheriene e Luciano de Araújo, apresentaram os diferenciais do curso MBA Inteligência Artificial Generativa, Direito Digital e Inovação.

É um curso com enfoque prático, que estimula a criação de soluções aplicadas às entidades envolvidas, totalmente on-line e assíncrono, dividido em quatro módulos: Fundamentos da IA Generativa e sua Aplicação no Direito; Aplicações Práticas e Regulação da IA Generativa; Direito Digital e Novos Paradigmas da Justiça Digital; e Seminários Avançados e Estudos de Caso. Também são previstas iniciativas presenciais não obrigatórias em diversas regiões do País, como oportunidade de desenvolvimento redes locais de inovação e tecnologia.

Voltado para profissionais que atuam no sistema de justiça brasileiro e de países de língua portuguesa, o curso oferece conhecimentos, competências e habilidades para lidar com o uso seguro e ético da inteligência artificial generativa no sistema de justiça, além de habilitá-los a realizar mais uma onda de transformação digital do sistema de justiça, em benefício da população e com o fortalecimento dos pilares da democracia.

“Trata-se do primeiro MBA da USP dedicado exclusivamente à formação dos atores do sistema de justiça, com grande capacidade de transformação da realidade da prestação jurisdicional, por formar líderes para lidar com essa nova realidade da inteligência artificial generativa”, ressaltou Ana Carla Bliacheriene. Os representantes das instituições parceiras também falaram sobre a importância do MBA para suas organizações.

Luciano Vieira de Araújo encerrou a cerimônia destacando que “em um cenário de mudanças constantes, o MBA prepara os alunos não apenas para utilizar essas tecnologias de forma responsável, mas também para liderar processos de inovação, desde a proposição até a validação de soluções aplicáveis ao cotidiano profissional. Utilizamos uma metodologia exclusiva, desenvolvida pelos coordenadores, chamada de IA Generativa Ativa, que permite a criação de ferramentas adaptadas às necessidades reais do sistema de justiça”.

Para cursar o MBA não é necessário saber programar ou ter familiaridade prévia com tecnologia. O método de ensino, baseado em metodologias ativas, foi pensado especialmente para os profissionais do direito e da administração pública. Para informações e sugestões acesse o site www.mbauspia.com.br.

(Informações e foto do Jornal da USP)

Compartilhe em suas redes

Ir para o conteúdo