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TJAC e Esjud promovem abertura da I Jornada de Estudos 2019

 

Evento traz o tema “Gestão Estratégica e Formação de Lideranças” e ensina como superar desafios e transformar potenciais em resultados nas organizações.

 

Com o tema “Gestão Estratégica e Formação de Lideranças”, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Escola do Poder Judiciário (Esjud) deram início nesta quarta-feira (8) à I Jornada de Estudos 2019. A agenda traz no conteúdo programático os assuntos mais atuais e relevantes da área, como “O papel do líder e a força–motriz das equipes” e “O papel do líder-coach no desenvolvimento dos potencias da equipe”.

A solenidade de abertura teve as presenças dos desembargadores Francisco Djalma (presidente) e Roberto Barros (diretor da Esjud). Decana da Corte de Justiça Acreana, a desembargadora Eva Evangelista prestigiou o evento, bem como os desembargadores Samoel Evangelista, Waldirene Cordeiro, Laudivon Nogueira e Luís Camolez. O dispositivo de honra foi completado pela juíza de Direito Zenice Mota, coordenadora científica da atividade de ensino.

“É preciso debater e tratar a questão administrativa como algo fundamental e realizar uma redefinição da estratégia que temos utilizado, para que possamos ampliar os horizontes de nossa Instituição, maximizando os resultados do nosso trabalho”, declarou o desembargador Roberto Barros. O diretor da Escola citou avanços consideráveis obtidos nas gestões do Tribunal ao longo dos anos, como o curso MBA em Poder Judiciário, o aumento do número de unidades judiciárias e de profissionais e, não menos importante, dos serviços prestados à sociedade.

O desembargador Francisco Djalma destacou a representatividade da iniciativa diante da situação vivida pelo Judiciário Acreano. “Este é um momento muito importante e estamos bastante orgulhosos da presença de vocês. Temos passado por muitas dificuldades orçamentárias e financeiras e há uma necessidade de se racionalizar os recursos disponíveis, como também buscar alternativas e soluções para enfrentar nossas demandas”, afirmou. O presidente do TJAC solicitou que os magistrados otimizem as rotinas de trabalho das unidades judiciárias, com uma maior presença na área administrativa.

O vice-presidente Laudivon Nogueira descortinou uma retrospectiva sobre a história do Poder Judiciário Estadual, a partir da evolução administrativa e da gestão estratégica. Ao citar como exemplo um avião, no qual é imprescindível que a tripulação planeje o voo e conheça bem não somente a aeronave, mas o destino, o desembargador assinalou que “é preciso saber onde estamos e o que já percorremos até aqui, para saber aonde se pode ou se deve chegar”.

O magistrado citou os dois planejamentos estratégicos elaborados pelo Tribunal a partir de 2010, a informatização e os investimentos tecnológicos, iniciados em 1995, os processos de trabalho, a reforma administrativa implementada por meio de trabalho concebido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); a estrutura organizacional e os desafios da Instituição para os tempos atuais e futuros. “Temos de construir um novo Planejamento Estratégico em 2020, implementar os manuais de procedimentos, aperfeiçoar nossos processos internos e investir em tecnologia, para fazermos mais com menos, termos mais agilidade, qualidade e eficiência”, considerou.

Outros destaques

O primeiro dia da Jornada de Estudos contou com a presença de magistrados (da Capital e do interior do Acre), diretores e gerentes administrativos do Tribunal e de diretores de Secretaria da Comarca de Rio Branco.

Outros temas foram abordados, como as Metas Nacionais de Desempenho e Justiça em Números. Selos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Planejamento Estratégico. Desafios e oportunidades presentes e futuros (com o desembargador Roberto Barros); além de uma Reunião com a Corregedoria-Geral da Justiça (Coger), liderada pelo desembargador Júnior Alberto.

A partir das 8h30min desta quinta-feira (9) começa o Curso “Liderança de Equipes de Alto Desempenho: Como transformar potenciais em resultados para a organização e superar desafios”, que tem carga horária de 16 horas-aula.

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