Proposta foi de construir uma jornada de reflexões estratégicas, conectando Justiça e economia em prol do desenvolvimento do país e do fortalecimento da cidadania.
O desembargador Luís Camolez participou na última sexta-feira (12) em Brasília-DF do “XII Congresso Jurídico de Saúde Suplementar”, promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). Já na quinta-feira (11), o diretor da Escola do Poder do Judiciário do Acre (Esjud) prestigiou, também na Capital Federal, a primeira edição do “Diálogos Copedem”, projeto que marca os 20 anos da Instituição.

Importância e proposta
O intuito do encontro foi reunir magistrados(as), lideranças empresariais, representantes do setor público e especialistas para uma escuta qualificada e multidisciplinar acerca dos desafios estratégicos que envolvem justiça, economia e sustentabilidade no Brasil contemporâneo.
Para isso, o Copedem fez parceria com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O evento reuniu ministros(as) do Superior Tribunal de Justiça (STJ), representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), advogados(as), acadêmicos(as) e lideranças do setor para discutir os desafios e as perspectivas da saúde suplementar no cenário Jurídico Brasileiro.



A programação do Congresso incluiu quatro painéis temáticos, os quais abordaram os seguintes assuntos: amadurecimentos no cenário jurídico nacional; consequencialismo e economia do direito; fraudes e desperdícios na saúde suplementar; e o papel dos(as) magistrados(as) na utilização de instrumentos de apoio às decisões judiciais.
Diálogos Copedem
Como parte da programação desta semana, houve a primeira edição do “Diálogos Copedem”. O projeto tem como tema “Justiça e Economia: Caminhos para um Brasil com Segurança Jurídica, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”.

A programação foi composta por três painéis interativos, com enfoque em inovação tecnológica, cenário econômico nacional e segurança jurídica em setores como Saúde, Seguros e Meio Ambiente.
O encontro reuniu diretores(as) das escolas da magistratura, membros do conselho consultivo, lideranças do Judiciário, do Parlamento, do setor produtivo e da tecnologia. O objetivo foi construir uma jornada de reflexões estratégicas, conectando Justiça e economia em prol do desenvolvimento do país e do fortalecimento da cidadania.
Participaram ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), membros do Congresso Nacional, executivos da Microsoft, iFood, BNDES, Eletrobrás, Febraban, Rede D’Or, CNseg e representantes de centros de pesquisa em políticas públicas.
A abertura contou com a presença do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), e do ministro Luis Felipe Salomão (STJ). O encerramento foi conduzido pelo ministro Benedito Gonçalves (membro do STJ e diretor da Enfam).
O evento é uma realização do Copedem, com apoio da Esmat e do Centro de Memória Jurídica – Memory –, e inaugura uma série de encontros nacionais voltados à construção de soluções institucionais para um país mais justo, inovador e sustentável.
Ao abrir oficialmente o evento, o desembargador Marco Villas Boas ratificou a coerência do tema principal da agenda – “Justiça e Economia: Caminhos para um Brasil com Segurança Jurídica, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”. “É sinônimo da missão do Colégio ao longo de duas décadas, que assume importante papel, como um farol de reflexão e de articulação para o avanço do Sistema de Justiça brasileiro”, afirmou.

“Vivemos em um mundo de incertezas globais, onde a interconexão entre as esferas do Direito e da Economia se manifesta de forma intrínseca e indissociável, notadamente em relação aos impactos econômicos das decisões judiciais”, disse o magistrado sobre a necessidade da pauta diante do cenário contemporâneo.
Ao final, houve a entrega da Medalha dos(as) Fundadores(as) do Copedem, criada para reconhecer as contribuições relevantes à formação jurídica. Na ocasião, a honraria foi entregue aos(às) diretores(as) das escolas da magistratura e aos membros do conselho consultivo do Colégio, em celebração à memória de lideranças que marcaram a história da entidade.
(Fotos: Assessoria do Copedem e da Esmat)