Capacitação ocorre entre os dias 13 de outubro a 11 de novembro de 2025 na Esjud para Magistrados (as) e servidores (as) do Poder Judiciário Acreano
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promove, entre os dias 13 de outubro a 11 de novembro, o Curso: O uso da Inteligência Artificial Generativa na Atividade Jurisdicional, em parceria com a Escola do Poder Judiciário do Estado do Acre (Esjud).
A abertura do curso ocorreu na manha desta quarta-feira, 13, por meio do google meet. O evento reuniu magistrados, magistradas, servidoras e servidores do Judiciário acreano.
O curso visa desenvolver competências em Inteligência Artificial, capacitando os participantes para o uso prático de ferramentas de IA, garantindo conformidade com normas e princípios éticos e buscando otimizar rotinas de trabalho por meio da IA e boas práticas de segurança de dados.
A ação educativa faz parte das medidas adotas pelo Judiciário do Acre na promoção de tecnologias de inteligência artificial. Além disso, diversas metodologias ativas serão aplicadas ao longo do curso para aprimorar as competências dos (as) juízes (as) e servidores (as) no uso da IA e automação, com foco na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas suas respectivas unidades judiciárias
Solenidade
Na ocasião, o diretor em exercício da Esjud, desembargador Júnior Alberto, ressaltou os esforços do TJAC para capacitar seus servidores (as) e magistrados (as) nas novas tecnologias de inteligência artificial.

“Vivemos um momento de profundas transformações tecnológicas, e a Inteligência Artificial Generativa representa uma das inovações mais impactantes no cenário jurídico atual. Compreender suas aplicações, limites éticos e potenciais é essencial para que possamos utilizar essas ferramentas com responsabilidade, eficiência e sempre em favor da justiça.”, afirmou o desembargador.
O responsável pela formação é o Juiz de direito, Rodrigo Martins Faria. Ele é Mestre e Especialista em Inovação Judicial pela ENFAM. Realizou capacitação em inteligência artificial generativa pelo Massachussets Institute of Tecnology (MIT). É Mestre e Especialista em Inovação Judicial pela ENFAM, sendo Capacitado em ciência de dados com ênfase em Python pela ENFAM. Ainda, é capacitado em ética e inteligência artificial pela National Judicial Colege. Além disso, é formador credenciado pela ENFAM (N1 completo e N2).