Órgão de Ensino amplia capacitação de profissionais da Justiça e inclui comarcas do interior do Acre.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançou de uma só vez 17 cursos destinados à qualificação de magistrados(as), servidores(as) da Justiça Estadual, operadores do Direito e comunidade. Com a iniciativa, a ideia do Órgão de Ensino é a um só tempo ampliar o conhecimento técnico, operacional e jurídico, e facilitar o dia a dia dos(as) profissionais, incluindo aqueles(as) que atuam em comarcas distantes no Estado.
Como me inscrevo?
Basta acessar o Portal da Esjud (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida clicar em Calendário de Inscrição, e escolher um dos cursos.
As inscrições iniciam nesta terça-feira (13) e seguem até o dia 30 de novembro de 2026. Já o prazo de realização começa na quinta-feira (15) e vai até 2 de dezembro deste ano. Ou seja, as pessoas têm um ano inteiro para se programar, escolher as formações de seu interesse e cumprir os requisitos que lhes permitam ser capacitadas e receber as certificações.
Facilidade e LAR
Como os cursos são todos autoinstrucionais, não haverá atividades presenciais na Esjud, isto é, há uma maior facilidade de acesso ao conhecimento, com mais rapidez e modernidade. As capacitações são contínuas, com autonomia e flexibilidade que favorecem o aperfeiçoamento profissional.

Caberá a cada cursista definir o melhor dia e horário para estudar, o que aliás pode ser feito de casa, usando notebook, smartphone, PC, etc. As formações podem ser acessadas on-line 24 horas por dia pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Órgão de Ensino.
São centenas de horas-aula de formação, que valorizam as(os) serventuárias(os) da Justiça e, ainda, poderão ser utilizadas para a concessão da Licença Compensatória por Alcance de Resultados (LAR), antiga Gratificação por Alcance de Resultados (GAR).
Quais cursos?
A trilha educacional é composta pelas principais áreas do conhecimento, a exemplo de temáticas como “Acessibilidade e inclusão”, “Adoção”, “Direitos Humanos e discriminação”, “Diversidade Étnico-Racial”, “Sustentabilidade”, “Teletrabalho”, “Inteligência Artificial”, “Eproc” (Módulos Básico e Nacional). Também engloba “Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB)”, “Sniper – Capacitação para utilização”, e o “Eproc” (módulos Gabinete, Cível, Criminal).