Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Parceria da Esjud com Secretaria de Segurança possibilita Curso “Inteligência Financeira”

 

Evento se estende até a sexta-feira (7) com o objetivo de subsidiar as ações dos profissionais desse setor no combate à lavagem de dinheiro.

 Parceria entre a Escola do Poder Judiciário (Esjud) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) viabiliza Curso “Inteligência Financeira”, que ocorre entre os dias 3 e 7 de junho.

O objetivo é subsidiar as ações dos profissionais desse setor no combate à lavagem de dinheiro. Nesse sentido, faz parte da agenda o conhecimento dos princípios doutrinários e dos ramos de proteção e da produção do conhecimento, aliado à atuação policial.

A abertura da atividade aconteceu nesta segunda-feira (3) na sede da Escola, com as presenças do desembargador-diretor Roberto Barros, do vice-governador Major Rocha, representando o governador do Acre, Gladson Cameli; do representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Miguel Tadeu; do secretário de Segurança do Estado, Paulo Cézar e de Ezequiel Bino, comandante da Polícia Militar.

O evento é promovido Secretaria de Operações Integradas (Seopi), por meio da Diretoria de Inteligência (DINT), órgão ligado Senasp.

Ao dar as boas vindas aos cursistas, Miguel Tadeu assinalou a relevância de se integrar, do ponto de vista nacional, as informações disponíveis na área de segurança pública, como a identificação civil e criminal, as fraudes financeiras, justiça e defesa civil, controle e fiscalização das fronteiras e as organizações criminosas. Segundo ele, essa formulação pode favorecer a execução eficiente de ações governamentais e de políticas públicas específicas de abrangência federal, estadual, distrital e municipal.

Ao todo são 40 discentes, sendo 21 do Acre e 19 de outros estados, como Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Tocantins.

“O Estado precisa se organizar melhor, com maior articulação entre as instituições e melhor cooperação. Precisamos aprimorar nosso conhecimento e partilhar as informações, para que consigamos reverter esse elevado quadro de criminalidade”, disse o desembargador Roberto Barros. O diretor considerou uma satisfação poder contribuir para que a atividade seja realizada na Esjud e que estudará a possibilidade de disponibilizar vagas em cursos sobre temas correlatos, os quais serão promovidos ainda neste ano.

O curso englobará temas como inteligência financeira, análise fiscal, patrimonial, bancária, dentre outros assuntos.

“Já de há muito tempo alertamos sobre a atuação sistemática das organizações criminosas. Estamos trabalhando no momento para remontar o sistema de inteligência em nosso Estado. Devemos investir mais em aperfeiçoamento, qualificação e tecnologia. Dessa forma, vamos vencer o crime”, destacou o vice-governador Major Rocha.

O coronel Paulo Cézar ressaltou que esta é “uma oportunidade ímpar para o Acre, que possui uma das maiores populações carcerárias do País”. O titular da SESP explicou que o intuito é qualificar a investigação criminal, especialmente no chamado “narconegócio”, no ataque aos crimes que envolvam a área financeira, a exemplo daqueles perpetrados por facções.

O evento também teve na abertura a execução dos hinos Nacional e Estadual. A programação se estende até a sexta-feira (7).

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo