Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário recebe I Simpósio 2019 do TRE/AC

 

Evento debate diversos temas relevantes, como “Ações Penais na Justiça Eleitoral e o Combate à Corrupção” e a “Segurança nas Urnas e Fake News”.

 

A Escola do Poder Judiciário (Esjud) recebe nesta semana o I Simpósio 2019 do Tribunal Regional Eleitoral do Ace (TRE-AC). O evento debate diversos temas relevantes, como “Ações Penais na Justiça Eleitoral e o Combate à Corrupção”, “Segurança nas Urnas e Fake News” e “Formação de Formadores: multiplicação das metodologias e desenvolvimento de competências”.

Realizado nessa segunda-feira (3), o primeiro dia do Seminário teve as presenças de diversas autoridades, incluindo a presidente da Corte de Justiça Eleitoral, desembargadora Regina Ferrari e a corregedora geral, juíza de Direito (membro) Olívia Ribeiro. O evento também teve a participação de juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral.

“O TRE está sempre em busca de atualizar o conhecimento de seu corpo funcional para melhorar a rotina de trabalho do juiz, do promotor e do servidor”, ressaltou a desembargadora Regina Ferrari.

O desembargador-diretor da Esjud Roberto Barros tem assinalado a pretensão de intensificar as parcerias institucionais, a fim de que a Esjud assuma uma nova perspectiva de trabalho, cuja dinâmica favoreça a universalidade do saber e a maior integração do conhecimento. Nesse sentido, segundo ele, é fundamental ocupar os espaços com atividades de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento.

Formação de Formadores

Promovido por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o I Simpósio EJE/2019 teve na agenda inicial a colaboração dos juízes de Direito  Anastácio Menezes e Giordane Dourado, que atuam 1ª e 9ª Zonas, nessa ordem, bem como da secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal, Rosana Magalhães.

Ao conduzirem o Curso de Formação de Formadores, os profissionais explicitaram conteúdos destinados à capacitação e preparação dos cursistas, sobretudo no que tange a cenários de multiplicação de aprendizagem.

“É muito importante todos que trabalham na Justiça Eleitoral desenvolverem habilidades para prestarem esses serviços da melhor forma possível. O processo de ensinagem (ensino + aprendizagem) tem uma função fundamental na hora de transmitir o conhecimento e formar formadores”, destacou o juiz Anastácio Menezes.

Já no período da tarde, o juiz Giordane Dourado promoveu o debate “Ações Penais na Justiça Eleitoral e o Combate à Corrupção” e a multiplicação do “1º Curso Nacional para Diretores de Foro – Fundamentos da Administração Judiciária”. O magistrado elencou os principais tópicos das ações penais na Justiça Eleitoral, bem ainda descortinou de forma concisa os fundamentos da Administração Judiciária.

Segurança das Urnas e Fake News nas Eleições

O quarto e último tema do Simpósio, “Segurança das Urnas e Fake News nas Eleições” foi exposto pela secretária de TI do Tribunal, Rosana Magalhães. O intuito foi informar sobre a situação atual do processo de votação com foco na segurança do processo eletrônico e questão das fake news nas Eleições de 2020.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo