Ação destina-se aos docentes, tutores, gestores educacionais e outros profissionais envolvidos com a prática e a organização do trabalho pedagógico no âmbito da Esjud.
A Escola do Poder Judiciário (Esjud) promove na quinta-feira (8) o Encontro de Formadores. A atividade terá a participação do professor doutor Francisco Neto, da Universidade Federal do Acre (Ufac).
A ação destina-se aos docentes, tutores, gestores educacionais e outros profissionais envolvidos com a prática e a organização do trabalho pedagógico no âmbito da Esjud.
A programação começa às 14h, com a exibição do filme “Escritores da Liberdade”, que será seguida por uma roda de discussão sobre o roteiro da obra cinematográfica. Em seguida, haverá uma dinâmica de grupo e apresentação do Programa de Formação de Formadores. A previsão é de que a agenda seja concluída às 17h30min.
O filme aborda a necessidade de se criarem vínculos sociais dentro de sala de aula, bem como os desafios enfrentados no contexto educacional. No caso, a professora recém-formada Erin Gruwell tem dificuldades com seus alunos desobedientes. A ideia é explicitar como a educação pode ser um instrumento de transformação de vidas e da própria sociedade.
A agenda terá a presença especial da juíza de Direito Zenice Mota, coordenadora pedagógica da Escola, ocasião em que serão apresentadas as ações previstas para o programa de Formação de Formadores 2019.
Currículo
O professor Francisco Raimundo Alves Neto é um doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor associado da Ufac, de onde também é diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada. Autor e organizador de livros e de vários artigos científicos. É membro avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi). É ainda membro de conselho editorial de revistas jurídicas, educacionais nacionais e internacionais.