Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud realiza abertura do Curso “Libras em Contexto – Módulo Intermediário”

Iniciativa tem o propósito de capacitar os profissionais da Justiça para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Capacitar os profissionais da Justiça para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência. Com esse propósito a Escola do Poder Judiciário (Esjud) deu início neste mês de março ao Curso “Libras em Contexto – Módulo Intermediário”. A iniciativa faz parte do Programa de Cursos Complementares, destinado à formação de servidores da Justiça Acreana.

A aula inaugural teve as presenças da juíza de Direito Zenice Mota, coordenadora pedagógica da Escola, da professora Nina Rosa, representando a Universidade Federal do Acre (Ufac), bem como de gerentes e servidores do Tribunal de Justiça do Acre.

O público-alvo inscrito e selecionado para esta etapa são os cursistas que fizeram o Módulo Básico no semestre anterior, que atuam no atendimento ao público externo da Comarca de Rio Branco.

“É uma ação que vai ao encontro da necessidade dessas pessoas, para assegurar o seu direito de acesso a nossas unidades e serviços. Outro dia, precisei de um intérprete para ouvir alguém e foi uma grande dificuldade. Com essa capacitação, podemos resolver esse e outros problemas de comunicação, além de ser uma questão de solidariedade”, explicou Zenice Mota, representando no ato a Direção da Esjud.

Para Nina Rosa, a iniciativa se traduz em uma palavra que sintetiza todo o trabalho realizado por meio da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac: “respeito”. “É o que mais precisamos cultivar em nossas instituições, por isso fizemos esta parceria e estamos aqui nesta Escola com nossa melhor equipe”, disse.

O Órgão de Ensino fundamentou-se- na Resolução nº 230 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual dispõe sobre a adequação das atividades dos Órgãos do Poder Judiciário e de seus auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os direitos de pessoas com deficiência auditiva.

“Libras em Contexto – Módulo Intermediário” será conduzido pelo intérprete João Xavier, com participação de Ataílton Alves, Fernando Barbosa e Gabrielly Moreira. O curso é oferecido em modalidade presencial, com carga horária de 100 h/a. O horário de realização é sempre das 14h às 17h (às quintas e sextas-feiras), na própria Esjud.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo