Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud realiza abertura do Curso “Libras em Contexto – Módulo Intermediário”

Propósito da iniciativa é fazer a diferença na sociedade com a inclusão de pessoas com deficiência.

“Fazer a diferença na sociedade, atuando na perspectiva da inclusão e da alteridade”. O propósito da desembargadora Regina Ferrari para a Escola do Poder Judiciário (Esjud) encontra guarida em ações concretas, a exemplo do Curso “Libras em Contexto – Módulo Intermediário”, iniciado neste mês de março.

Os profissionais da Justiça serão capacitados para melhorar, no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre, a acessibilidade das pessoas com deficiência. A iniciativa faz parte do Programa de Cursos Complementares, destinado à formação de servidores da Justiça Acreana.

A aula inaugural teve as presenças de gerentes e servidores, incluindo da Escola e da Universidade Federal do Acre (Ufac), a exemplo da professora Nina Rosa, representando a Instituição de nível superior.

“Em nome da desembargadora Regina, gostaria de dar as boas-vindas a todos vocês. Este é o início desse curso tão relevante para o Judiciário e para a sociedade. Também assume papel significativo na perspectiva dos Direitos Humanos. Que possam aproveitá-lo com o máximo de dedicação e, certamente, iremos em breve colher os frutos”, disse Adalcilene Araripe, assessora do Órgão de Ensino.

O público-alvo inscrito e selecionado para esta etapa são os cursistas que fizeram o Módulo Básico no semestre anterior, que atuam no atendimento ao público externo da Comarca de Rio Branco.

“É uma ação que demonstra sensibilidade, preocupação real com as pessoas diante de suas necessidades especiais. Precisamos assegurar o seu direito de comunicação, de inclusão nas políticas públicas e de acesso a nossas unidades e aos serviços oferecidos”, destacou Nina Rosa. A professora elogiou o trabalho já desenvolvido pela Esjud que, segundo ela, aponta para o respeito e empatia ao próximo.

Todo o trabalho é executado por meio da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac.

O Órgão de Ensino fundamentou-se- na Resolução nº 230 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual dispõe sobre a adequação das atividades dos Órgãos do Poder Judiciário e de seus auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os direitos de pessoas com deficiência auditiva.

“Libras em Contexto – Módulo Intermediário” é conduzido pelo intérprete João Xavier, com participação de Ataílton Alves, Fernando Barbosa e Gabrielly Moreira. Desta vez, o curso é oferecido em modalidade EaD, com carga horária de 100 h/a. O horário de realização é sempre das 14h às 17h (às quintas e sextas-feiras), por meio de plataformas digitais, como o Google Meet.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo