A formação permitiu que diversos projetos fossem qualificados para serem possivelmente apresentados à Instituição.
“Simplesmente fantástico, eu que não tinha nenhuma experiência em elaboração de projetos, fui capaz de montar um, fiquei muito gratificada e será de grande valia”. O depoimento da servidora Shelda Araújo, supervisora administrativa da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), explicita a relevância do curso “Elaboração de Projetos na Administração Pública”.
“A agenda contribui para a qualificação dos profissionais em uma área fundamental. Temos de nos aperfeiçoar constantemente enquanto gestores, para oferecermos serviços com eficiência aos cidadãos. Elaborar projetos de qualidade é algo estratégico para maximizar nossos resultados, alcançar metas e atuar com transparência e zelo com a coisa pública”, assinalou a desembargadora Regina Ferrari, diretora da Escola do Poder Judiciário (Esjud).
Oferecida durante cinco dias seguidos, a atividade capacitou os profissionais da Justiça com conceitos básicos sobre projetos; estrutura técnica do projeto em si e a elaboração de projetos na Administração Pública.
Os depoimentos
“A realização desse curso pela Escola demonstra o compromisso com a formação contínua dos servidores, além da construção do conhecimento por meio de teoria e prática. Este curso torna os participantes aptos a elaborar projetos baseados em metodologia fundamentada no Guia PMBok, que poderão ser parte do Portfólio de Projetos do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC)”, afirmou o servidor Francisco Arnaldo, coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nuege) do Tribunal e facilitador da agenda.
“De antemão já agradeço à Esjud, na pessoa da desembargadora Regina Ferrari, bem como de sua equipe técnica, por esta grande oportunidade. Fazia tempo que não tinha uma atualização tão boa em gestão de projetos”, disse Josué Santos, titular da Gerência de Projetos do TJAC.
“De extrema importância para a minha atuação. Tenho dois projetos elaborados recentemente: ‘Brincar de Viver’ e ‘Ler pra Valer’. No entanto, eles foram pensados nos moldes dos projetos que desenvolvemos em unidades escolares, que é outro contexto. Assim, este curso vai me ajudar muito. A partir de agora, por exemplo, já posso adequar os projetos à estrutura, ao padrão para o serviço público”, ressaltou Alessandra Pinheiro, analista judiciária (pedagoga) na Vara de Infância e Juventude, coordenadora do Projeto Eca na Comunidade: Direitos e Deveres.
A atividade faz parte do Programa de Formação Continuada do Órgão de Ensino e foi concluída no final da sexta-feira (26).
Público-alvo
Com as 30 vagas preenchidas, integraram o público-alvo prioritário diretores, gerentes, supervisores e servidores das diretorias de Logística e Regional, do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupmec), bem como das Coordenadorias e Comitês do Tribunal de Justiça Acreano.