Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário institui Núcleo de Pesquisas Jurídicas (Nupej)

O órgão será incumbido do desenvolvimento, com autonomia, de atividades acadêmicas e pesquisas científicas.

A Direção da Escola do Poder Judiciário (Esjud) instituiu por meio da Portaria nº 1028/2021 o Núcleo de Pesquisas Jurídicas (Nupej). O órgão será incumbido do desenvolvimento, com autonomia, de atividades acadêmicas e pesquisas científicas.

Diretora do Órgão de Ensino, a desembargadora Regina Ferrari assinalou a relevância da iniciativa. “A Esjud pode ser um espaço aberto à discussão de temas não somente relativos ao universo jurídico, mas também às problemáticas que avultam na sociedade. Além disso, deve fomentar a produção de conhecimento científico e a difusão do saber”.

A magistrada frisou ainda que o conhecimento tem de estar sempre a serviço da cidadania.

A Esjud é responsável pela promoção da formação, do aperfeiçoamento e da especialização dos magistrados e servidores do Poder Judiciário.

Importância

O documento considera que a Escola do Poder Judiciário detém autonomia para versar sobre sua estrutura organizacional e disciplinar, definindo atribuições específicas e comuns das unidades administrativas e estabelecendo regras gerais de execução das atividades acadêmicas.

Também considera a exigência de conhecimento e de capacitação permanente dos magistrados e servidores como fundamento do direito dos jurisdicionados e da sociedade em geral à obtenção de um serviço de qualidade na administração de Justiça.

Por fim, leva em conta a necessidade de fomentar e viabilizar o desenvolvimento de magistrados, servidores e colaboradores, bem como a produção e disseminação de conhecimentos, visando ao aperfeiçoamento institucional dos órgãos do Poder Judiciário,

Grupo de Trabalho

O artigo 2º da Portaria constitui um Grupo de Trabalho (GT) para criação e regulamentação do Nupej, o qual será composto pelos seguintes membros integrantes do Poder Judiciário: juízes de Direito Andréa Brito, Danniel Bomfim, Raimundo Nonato, Hugo Torquato, Maria Rosinete e Robson Aleixo.

O GT poderá contar com o auxílio de outras autoridades e especialistas de entidades públicas e privadas com atuação em área correlata. A coordenação do Grupo caberá ao juiz de Direito Hugo Barbosa.

O regulamento a ser apresentado pelo Grupo de Trabalho será submetido à apreciação da Diretora da Escola para deliberação.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo