Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud sedia Curso de Metodologia de Produção do Conhecimento (CMPC)

Atividade engloba diversas instituições e tem o  intuito de qualificar os profissionais da área de segurança pública do Acre para uma atuação mais qualificada nas atividades de inteligência.

A Escola do Poder Judiciário (Esjud) sedia durante toda esta semana o Curso Metodologia de Produção do Conhecimento (CMPC), que está em sua 56ª edição. A atividade é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que realiza eventos dessa natureza em todo Brasil.

Com apoio logístico e operacional da Esjud, o curso é oferecido pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (DINT/Seopi) do MJSP, por meio de parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen).

Há a participação de diversas instituições, como Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O dispositivo de honra na abertura do evento na segunda-feira (9) teve as presenças do secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro; de Tarcísio Fernandes, representante do MJSP; do superintendente da PRF, Getúlio Azevedo; do superintendente da PF, Érico Alves; do coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte, José Cavalcanti Júnior.

“Este curso é base, fundamental. Tirem o melhor proveito possível, precisamos continuamente melhor nossa análise de dados, principalmente levantando informações úteis, estratégicas e oportunas”, ressaltou José Cavalcanti Júnior.

Com uma carga horária de 40 horas/aula, a agenda tem o intuito de qualificar os profissionais da área de segurança pública do Acre (polícias Civil e Militar, Bombeiros, Iapen, etc.) para uma atuação mais qualificada nas atividades de inteligência. Durante cinco dias seguidos, conta com aulas expositiva e discursivas, além de dinâmica de exercícios teórico-práticos, relativos à técnica de elaboração de documentos de inteligência.

“Estamos felizes em oferecer e participar de um curso tão importante quanto este. Trata-se de uma capacitação para produção de conhecimento e inteligência, a fim de melhorar a capacidade de decisão dos gestores e alavancar as nossas atividades internas para melhor fornecimento de dados”, explicou Maurício Pinheiro, representando o governador do Acre.

A ação formativa tem o apoio direto da Esjud, que cedeu as instalações e toda instrumentalização. Ao mesmo tempo, dois profissionais do TJAC recebem a capacitação. São 40 horas/aula de curso, com disciplinas como concepção de inteligência de segurança pública.

“Estamos oferecendo 80 cursos na modalidade EaD, todos com vistas ao aperfeiçoamento das nossas ações, doutrina de funcionamento e padronização de procedimentos”, disse Tarcísio Fernandes, que é coordenador de Inovação e Implantação de Projetos da DINT/Seopi.

O curso vai atender profissionais de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia e Sena Madureira.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo