Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Webinário “Proatividade em Tempos de Pandemia” debate novos cenários da atualidade

Evento abordou tema dos mais relevantes na atualidade, com as implicações do contexto pandêmico para as relações pessoais, de trabalho e de produção.

Magistradas(os) e servidoras(es) do Judiciário Acreano, bem como acadêmicos da Fameta e da Universe participaram nessa terça-feira (26) do Webinário “Proatividade em Tempos de Pandemia”. A atividade foi conduzida pela desembargadora Regina Ferrari, diretora da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), com mediação da juíza de Direito Adamarcia Machado. A facilitadora foi a professora Ana Cristina, juíza federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O evento abordou tema dos mais relevantes na atualidade, porque traz as implicações de um contexto pandêmico, o qual afeta diretamente as relações pessoais, de trabalho e de produção.

“A Covid-19 tomou de assalto a população mundial, suprimindo-lhe o que tem valor inestimável: a saúde e o bem-estar. Mais do que isso, afetou nossa tranquilidade, a rotina de trabalho e até a liberdade de ir e vir. Sem falar em milhões de vidas perdidas. Porém, a pandemia nos traz algumas lições fundamentais: primeiro, a relevância da ciência; segundo, que nunca devemos perder a esperança, principalmente esperança na nossa capacidade de transformação, de superação. E terceiro: que devemos valorizar o nosso semelhante, cultivando a empatia e renovando os laços de fraternidade”, refletiu a desembargadora Regina Ferrari.

A facilitadora Ana Cristina destacou que ser proativo não é apenas se antecipar a circunstâncias, tomar a iniciativa ou resolver problemas. “Tem mais a ver com a responsabilidade com o outro, com a empatia, com a capacidade de fazer a diferença não apenas no trabalho, mas nas relações sociais e pessoais”, explicou ela.  Também elucidou as diferenças entre ser reativo e proativo, de modo que o segundo modelo de comportamento é o que deve ser adotado, tanto do ponto de vista das relações de trabalho, quanto familiares e de amizade.

A juíza federal também apontou quatro maneiras por meio das quais as pessoas podem ser mais produtivas: identificar as áreas que precisam de mudanças, priorizar tarefas, construir habilidades pessoais e saber lidar com as emoções.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo