Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Lançamento: 3ª edição da Revista Jurídica amplia horizonte científico da Esjud

Revista é fruto de um trabalho implementado neste Biênio 2021-2023, para difusão do saber científico, empírico e pragmático dos profissionais da Justiça e da comunidade jurídica.

Lançada oficialmente nessa segunda-feira (23), a nova publicação da Revista Jurídica da Escola do Poder Judiciário (Esjud) possui 167 páginas de informações úteis, conhecimento relevante e abordagem interdisciplinar. Trata-se da Edição nº 2 do periódico que, agora, apenas seis meses após o surgimento, já amplia consideravelmente o horizonte científico do Órgão de Ensino.

A revista é fruto de um trabalho implementado neste Biênio 2021-2023, cuja edição inaugural foi lançada em novembro de 2021. É destinada à conexão de saberes e também visa fomentar na Magistratura do Acre o debate teórico-prático do Direito.

“Orgulha-nos este periódico que tem impulsionado a aprendizagem e a produção do saber, os quais devem ser contínuos para o desenvolvimento pessoal, profissional e, sobretudo, humano de todos os atores integrantes do Sistema de Justiça. Consciente de sua missão institucional e histórica, convicta de que a leitura engrandece a alma, a Escola convida o leitor a abrir novas janelas do conhecimento e contribuir ao avanço da ciência em prol da humanidade”, disse a desembargadora-diretora Regina Ferrari, na Saudação do periódico.

Para ler a íntegra do periódico, basta acessar o banner disponível no Portal da Esjud ou clicar aqui. São 7 artigos científicos, entre trabalhos inéditos de autores (locais e nacionais) e de articulistas convidados, sobre diversos temas do universo jurídico. Exemplo disso é a colaboração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, com o texto “A Constituição como a Lei das leis e a democracia como o princípio dos Princípios constitucionais” e “Sustentabilidade como vetor axiológico para as relações jurídicas transnacionais”, escrito conjuntamente pela doutora e mestra em Derecho Ambiental y de La Sostenibilidad pela Universidade de Alicante – Espanha, Maria Cláudia de Souza.

“A Esjud apresenta esta nova edição da sua Revista Jurídica com artigos elaborados por colabores atuantes em diversas áreas – assegurando o pluralismo de pontos de vista – que abordam os temas em destaque – entre outros que exigem atenção nesta quadra histórica – com olhar atual e crítico. Esperamos que os textos, por sua qualidade e relevância, auxiliem os leitores na compreensão das matérias em estudo, estimulando-os a fomentar e aprofundar o debate acerca de questões essenciais à evolução da nossa sociedade”, desejou na Apresentação o juiz de Direito Giordane Dourado, coordenador científico da Escola.

Objetivo

O intuito da Revista Jurídica da Esjud é incentivar a elaboração do saber científico, empírico e pragmático dos profissionais da Justiça, dos colaboradores e da comunidade jurídica.

Proposta e importância

Além de ser mecanismo de difusão de conhecimentos e da produção intelectual de magistrado(a)s, servidore(a)s do Poder Judiciário do Acre e operadores do Direito, o periódico favorece a documentação e atende o necessário viés memorialístico das atividades acadêmica e científica do corpo funcional do Judiciário Estadual.

Formato e linha editorial

A revista está disponível em formato digital (PDF), no site da Esjud, no endereço https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação utiliza o sistema eletrônico de editoração de revistas, por meio da plataforma eletrônica Open Journal Systems (OJS), de maneira a ser editado e publicado 100% online. A medida contribui com a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental. Trata-se de informação de qualidade que transcende quaisquer barreiras geográficas.

A linha editorial contempla temáticas o mais variadas possível e reflexões contemporâneas. A Revista Jurídica da Esjud nasce democrática, inclusiva, aberta ao diálogo, empática e humanista.

Contato e submissão

Em breve, a Direção da Escola publicará novo edital para nova seleção de textos. Como funciona no modo de fluxo contínuo, os interessados podem submeter os seus artigos a qualquer momento diretamente no Portal de Periódicos da Escola: https://esjud.tjac.jus.br/periodicos. A publicação do material seguirá as regras previstas nos editais de submissão.

Correspondências aos editores, sugestões, dúvidas e outras informações devem ser enviadas pelo e-mail revistaesjud@gmail.com.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo