Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário do Acre institui Núcleo Avançado de Estudos Jurídicos (NAEJ)

Dentre as diversas ações contributivas com o Núcleo está o lançamento do Podcast da Escola no Spotify.

Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva. Pensando nessa missão da Justiça Estadual, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) instituiu e regulamentou o Núcleo Avançado de Estudos Jurídicos (NAEJ).

Sob portaria 1029/2022, assinada pela desembargadora Regina Ferrari, diretora do Órgão de Ensino, a iniciativa também considera a necessidade de se desenvolver com excelência a formação, o aperfeiçoamento contínuo e científico, bem como o fomento à pesquisa.

Não menos importante, leva em conta a necessidade de adoção de metodologias inovadoras e de uso de recursos tecnológicos para a identificação da origem de conflitos a serem submetidos à Justiça, através do Centro de Inteligência do Poder Judiciário.

“Buscamos todos os caminhos que nos levem ao aprimoramento do trabalho e ampliação dos horizontes do pensamento, do saber, do compartilhamento de experiências e da aplicação do conhecimento”, explicou Regina Ferrari.

A finalidade

O Núcleo é incumbido do desenvolvimento, com autonomia, de atividades acadêmicas e pesquisas científicas no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Acre. Considera o teor da Resolução nº 235/2016, expedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual dispõe sobre a padronização de procedimentos administrativos decorrentes de julgamentos de repercussão geral, nos casos repetitivos e de incidente de assunção de competência previstos na Lei nº 13.105, no âmbito dos Tribunais.

Organiza-se por Grupos de Estudos, temporários ou permanentes, e será presidido por magistrada(o) a ser designada(o) pela Direção da Escola, a quem incumbirá a indicação de coordenador(es) para cada área do conhecimento, a serem nomeados também pela Direção da Escola.

Podcast Esjud Acre

Também por ocasião do NAEJ foi lançado o “Podcast Esjud Acre”, um canal que posiciona a marca da Escola em um contexto de modernidade, mais horizontal e conectado a uma comunicação dinâmica e ágil.

Neste primeiro momento, a ferramenta tem sido utilizada com um formato no qual os alunos da Pós-Graduação da Escola entrevistam os professores da especialização “Prestação Jurisdicional: Teoria da Decisão Judicial e Direitos Humanos”.

“A Escola tem buscado ampliar as metodologias usadas nas formações. Algumas pessoas aprendem melhor vendo, outras sentindo, outras ouvindo. Então é importante essa diversificação, para que o mesmo conteúdo trabalhado chegue aos servidores e magistrados de todas as maneiras possíveis, sempre com a finalidade de desenvolver a competência para o tema estudado”, assinalou a doutora Zenice Mota, acerca desse novo auxílio para o processo de ensino-aprendizagem.

Participaram os discentes Zenice Mota, juíza de Direito e coordenadora pedagógica do Órgão de Ensino; e Renata Augusta, analista judiciária que atua na 1ª Vara de Família de Rio Branco.

“Os podcasts são a ferramenta mais importante dos anos 2020’s. São dinâmicos, permitem que o público ouça passivamente qualquer tipo de conteúdo, seja informativo, seja profissional, educativo ou recreativo, enquanto realiza outras atividades”, afirmou Renata Augusta, ao defender a versatilidade do programa, que permite acompanhar os conteúdos em diversos aparelhos, como notebook, PC e smartphones, sem precisar se interromper algo que se esteja fazendo naquele momento.

Após essa etapa, o “Podcast Esjud Acre” será utilizado para outras ações do NAEJ e do próprio Órgão de Ensino.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo