Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Webinário da Esjud analisa os “Atuais Desafios da Socioeducação no Brasil”

Juíza de Direito Vanessa Cavalieri defendeu para construção de pontes, unindo família, escola, trabalho e a socioeducação.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) realizou nessa segunda-feira (20) o Webinário “Atuais Desafios da Socioeducação no Brasil”. A ação educacional trouxe à reflexão de tema dos mais relevantes, relacionado à violência, criminalidade e À necessidade de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei.

Magistradas(os), servidoras(es) da Justiça Estadual, membros da comunidade jurídica e acadêmica prestigiaram a atividade.

“A socioeducação concorre para um olhar humano, inclusivo e contribui para a harmonia da sociedade. Nesse sentido, os adolescentes passam a ser cidadãos-protagonista de sua história. As maiores oportunidades da vida passam pela educação, a qual nos prepara para fazermos as melhores escolhas”, destacou a desembargadora Regina Ferrari, direta da Esjud.

Os trabalhos foram mediados pela juíza de Direito Rogéria Epaminondas, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco. A magistrada procedeu com a apresentação, leitura de currículo da convidada, enaltecendo sua trajetória de luta no Brasil.

A palestra

Juíza da Vara da Infância e Juventude da Capital do Estado do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalieri é membro do International Visitors Leadership Program do Departamento de Estado dos EUA.

A magistrada defendeu que para o enfrentamento eficiente da problemática é necessário construir pontes, unindo família, escola, trabalho e a socioeducação em si.

No caso da família, de acordo com a professora de Direito da Criança e do Adolescente da Emerj e da Enfam, é preciso realizar planejamento familiar e investir na primeira infância. Em relação à escola, informou o alto índice de evasão, mais de 70% conforme ela, bem como o elevado déficit de aprendizagem.

“Muitas vezes, queremos que, de um lado a família, e do outro Estado, resolvam tudo e vivemos nossa vida normalmente. Mas devemos fazer nossa parte enquanto sociedade civil”, ressaltou a juíza.

“O maior responsável pela violência tão exacerbada no nosso país não é a desigualdade social, pois esta é maior na Índia, por exemplo, e lá a violência é menor do que no Brasil. Na verdade, está mais relacionado ao consumismo”, disse.

Conforme Vanessa Cavalieri, o que geralmente leva os adolescentes a cometer infração é o pagamento de dívida com traficantes ou para a aquisição de bens de consumo (smartphone, tênis e outros itens “da moda”), o que representa uma forma de aceitação social.

Ficou curioso ou interessado? Acesse a palestra na íntegra no Canal da Esjud no YouTube (veja aqui).

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo