Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud realiza webinário e inicia curso “Introdução à Inovação e Formação de Laboratoristas na Abordagem Design Thinking”

Atividade vai ao encontro do cumprimento da Resolução nº 395/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promoveu nesta sexta-feira (1º) o Webinário “Introdução à Inovação no Poder Judiciário”, voltado a profissionais indicados pelo Tribunal de Justiça Acreano (TJAC) e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Com uma carga-horária de duas horas/aula, o evento foi transmitido pela plataforma Google Meet.

“O tema assume significativa relevância porque vai ao encontro do cumprimento da Resolução nº 395/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), documento que estabelece medidas voltadas à modernização de técnicas e métodos para desenvolvimento do serviço judiciário, com ênfase na proteção dos direitos e garantias fundamentais”, assinalou o presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, ao abrir os trabalhos.

Ao dar as boas-vindas à palestrante e apresentá-la aos participantes, o magistrado também considerou que a iniciativa concorre para “encontrar soluções que ampliem o acesso dos cidadãos à justiça e melhorem a prestação jurisdicional, além de tornar a administração pública mais eficiente”.

Ao agradecer a todas(os), a desembargadora Regina Ferrari, diretora da Esjud, procedeu com o encerramento do webinário. “O melhor de tudo sobre essa temática é adotar metodologias ágeis e recursos eficientes, para otimizar os nossos trabalhos, mas sem perder de vista o usuário, que é a peça central, o nosso fim único. A inovação é fundamental, mas não podemos dispensar a nossa humanidade, de modo que possamos multiplicar as virtudes e os talentos, para atender melhor os cidadãos”, ressaltou.

A palestra

A facilitadora Gisele Fessore, que é mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ressaltou que a rede de laboratórios de inovação tem sido ampliada no âmbito do Judiciário de todo Brasil. Segundo ela, isso começou em 2016, com o iJuspLab (Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo- JFSP), o qual é uma arena de inovação, destinada à cocriação de soluções para os desafios enfrentados na prestação de serviços do órgão, com participação de todos os atores envolvidos e foco no usuário.

Atualmente diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação JFSP, Gisele falou sobre a Justiça 4.0 e a Sociedade 4.0; ambos os conceitos têm como base a tecnologia a serviço do bem-estar da sociedade, mas com proteção ao planeta, de forma sustentável.

O curso

Também com a formadora Gisele Fessore, o Curso “Introdução à Inovação e Formação de Laboratoristas na Abordagem Design Thinking”, será realizado na modalidade telepresencial com encontros síncronos (ao vivo), também no Google Meet.

Nesse caso, o público-alvo prioritário são os participantes do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), que pertence ao TJAC, e os alunos indicados pelo TRE-AC.

Com uma carga horária de 20 h/, o objetivo geral da ação educacional é capacitar os participantes para atuação como laboratoristas facilitadores nas oficinas de inovação utilizando a abordagem do Design Thinking em ateliês/oficinas de resolução de problemas complexos.

Nesse caso, as atividades acontecem nos dias 1º, 4, 6, 8, 11, 12 e 14 de julho, sempre das 8h às 11h (hora do Acre).

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo