Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Comsiv e Esjud promovem atividades especiais para encerramento da 21ª Semana Justiça Pela Paz em Casa

Além de Roda de Conversa “Os desafios da construção da Paz em Casa”, agenda teve oferta de serviços na área de saúde para magistradas (os) e servidoras (es).

A circularidade de ideias e reflexões marcou o encerramento da 21ª Semana Justiça pela Paz em Casa, na sexta-feira (19). É que a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promoveram uma Roda de Conversa especial voltada a magistradas(os) e servidoras(es) da Justiça Estadual.

Todo o espaço do Órgão de Ensino foi ornamentado em alusão ao “Agosto Lilás”, uma campanha (realizada em todo Brasil) de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Os trabalhos foram conduzidos pela desembargadora Eva Evangelista, à frente da Comsiv, que fez questão de agradecer a todos quantos contribuem para a causa, incluindo a desembargadora Regina Ferrari, diretora da Esjud.

Decana da Corte de Justiça Acreana, Eva Evangelista assinalou que, sem a união de esforços das instituições, não é possível aplacar a chaga da violência nos lares, nas famílias. “Precisamos prosseguir na luta diária, com um olhar diferenciado e um atendimento acolhedor, além de uma resposta efetiva de nossas ações para essas mulheres afetadas”, disse.

A desembargadora Regina Ferrari, por sua vez, ressaltou onde deve ser iniciada a busca por essa solução. “A paz é uma construção que começa dentro de cada um de nós. Não há como falarmos de paz para os outros, se nós não a incluirmos dentro de todos nós”, afirmou.

De acordo com informações oficiais, nesta 21ª Semana Justiça pela Paz em Casa, o Judiciário Acreano colocou em pauta 264 audiências e nove júris de feminicídios, nas comarcas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Feijó, Manoel Urbano, Porto Acre, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Além da Roda de Conversa, a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), ofereceu uma série de serviços voltados à saúde, como aferição de pressão, acupuntura auricular, consulta para prevenção ao câncer de boca (em parceria com o Hospital do Amor) e SPA para Mulheres.

A Roda de Conversa

A Roda de Conversa “Os desafios da construção da Paz em Casa” teve três palestrantes Tatiana Martins, diretora da Comissão da Mulher Advogada da OAB-AC, abordou o tema “Direito das vítimas de violência doméstica”. A tenente-coronel Alexandra Ramos discorreu acerca da temática “Monitoramento das ações da Patrulha Maria da Penha”. Já o médico do TJAC, Fabrício Lemos, falou sobre “Os impactos da saúde mental nas vítimas de violência doméstica”. A mediação ficou por conta da juíza de Direito Maria Rosienete, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac).

Ao final do evento, foram sorteados livros para os participantes, relativos ao tema da ação educacional.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo