Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

TJAC e Esjud lançam edição especial do Programa Radioativo

Maior objetivo da ação é promover a qualificação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançaram oficialmente nesta terça-feira (30) a edição especial do Programa de Desenvolvimento Profissional e Inclusão Social pelo Trabalho (Programa Radioativo). A ação foi concebida para promover a qualificação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Fruto do Convênio nº 1/2022, firmado entre o TJAC e o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a iniciativa é executada pela Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ), a qual atuará diretamente na execução do convênio. Já a Esjud será supervisora da prática profissional dentro da Instituição.

O evento

A solenidade de lançamento teve as presenças da desembargadora Waldirene Cordeiro, presidente do Tribunal de Justiça Acreano, da juíza de Direito Andréa Brito, titular da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma) e vice-coordenadora da CIJ; da presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Raimunda Holanda e da sub-defensora-pública Geral (DPE/AC), Roberta Caminha; além de diretoras(es), gerentes e servidoras(es) do Tribunal.

Primeira a se pronunciar, Andréa Brito explicitou toda a proposta e etapas do “Radioativo”, desde o seu início em 2019 e os ganhos advindos com a atividade que, segundo ela, passou a ser um programa social do Judiciário Estadual. “Concorre também para o aperfeiçoamento da Justiça”, concluiu a magistrada.

Ao dar as boas-vindas aos jovens aprendizes, dentre os quais 15 atuarão diretamente no TJAC, a desembargadora Waldirene Cordeiro fez um desejo especial. “Que vocês tenham muito sucesso e lutem para alcançar os seus objetivos. A busca pelo ensino nos faz ultrapassar todos os limites”, disse a presidente.

Coordenadora da CIJ e também diretora do Órgão de Ensino, a desembargadora Regina Ferrari não pôde estar presente por motivo de força maior, porém assinalou a relevância da iniciativa.

“Como bem disse Rubem Alves, Escolas de verdade amam os pássaros em voo e não engaiolados. ‘Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado, mas pode ser encorajado’. Assim, a proposta é de encorajamento, de despertar esses jovens para desenvolver as melhores competências profissionais para sua inserção qualificada no mercado de trabalho”, disse.  A magistrada salientou ainda que “esse olhar humano e cidadão é imprescindível para que a Justiça se torne efetiva na sociedade”.

A Esjud possui expertise nas áreas de formação, capacitação e aperfeiçoamento de magistradas(os), servidora(es) e operadores do Direito da Justiça Estadual.

Mais falas

“Definam desafios, estabeleçam metas, conquistem seus sonhos; essa é uma grande oportunidade”, considerou Roberta Caminha.

Para Raimunda Holanda, a partir do momento em que os jovens forem “bem preparados”, “serão pessoas melhores”, contribuindo para “um mundo mais civilizado”.

O programa

OPrograma Radioativo é resultado de recursos de Emendas Parlamentares Estaduais, destinadas ao TJAC, nos termos de Convênio nº 01/2022 – SEJUSP/TJAC (1172339). O projeto tem o apoio técnico da Gerência de Projetos da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) do Tribunal.

Como vai funcionar

As aulas práticas do programa acontecem nas instituições parceiras (Tribunal, DPE/AC e Fieac), no período de 18 de julho de 2022 até o dia 30 de maio de 2023.

A Esjud organizou um cronograma de recepção para os 15 alunos, que passam a desenvolver suas atividades no âmbito do Tribunal de Justiça, conforme programação (veja abaixo).

A instituição formadora é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AC), que realizará a qualificação profissional com cursos de aprendizagem, propiciando aos aprendizes vivenciar experiências profissionais nas instituições e, não menos importante, sua inclusão no mercado de trabalho.

Metodologia da formação

Os jovens farão uma formação de 800h, com a carga horária dividida em horas no Senai e nas outras nas instituições (TJAC, Defensoria Pública e Fieac). 

Total de 35 alunos, sendo:

– 15 no TJAC

– 15 na DPE/AC

– 5 na Fieac

Os alunos ficam 2 dias no Senai e três dias nas instituições onde forem lotados e receberão bolsas de estudos e auxílio (vale transporte).

Programação no TJAC

Recepção e boas-vindas (8h às 11h)

Oficinas

– Conhecendo o Poder Judiciário

8h20 às 9h20

– Ética no Poder Judiciário

9h30 às 10h

– Pronomes de Tratamento

10h15 às 11h

Dia 31/8 (8h às 11h)*

Visita guiada aos prédios do Poder Judiciário (Sede Administrativa, Cidade da Justiça, Fórum e Palácio da Justiça);

8h às 9h30 – Sede Administrativa;

9h30 às 11h (Cidade da Justiça, Fórum Barão do Rio Branco e Palácio da Justiça).

*Dia 01/09 (8h às 11h)*

– Segurança da Informação;

Conhecendo os setores de lotação;

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo